Anais

Anais IV Workshop Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza

Confira os artigos apresentados no Workshop de Pós Graduação do Centro Paula Souza

O Evento
Em 2009, o Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza alcançará sua 4ª edição, sendo realizado anualmente desde 2006. Este evento foi criado como uma expressão dos pesquisadores do Programa de Mestrado do Centro Paula Souza em ter um espaço único para divulgar os trabalhos nas linhas de pesquisa do programa. Este anseio surgiu da necessidade de se ter, num único local, trabalhos de dimensões multidisciplinares e com isto reunir pesquisadores de áreas de conhecimentos diversos e que, ao mesmo tempo, possam conhecer a amplitude dos trabalhos multidisciplinares em suas áreas ou em outras áreas. Além disso, permite divulgar na comunidade as pesquisas realizadas nas linhas de Pesquisa do Programa de Mestrado com o viés multidisciplinar que existem entre elas, assim como interagir com os pesquisadores de outros Programas e Instituições. O Tema deste ano está relacionado com as comemorações dos 40 anos de criação do Centro Paula Souza e dos Cursos de Tecnologia. Assim sendo, o evento versará sobre "Pesquisa tecnológica, inovação e desenvolvimento".

Objetivos e Escopo
- Promover o encontro de pesquisadores - professores e alunos do Programa de Pós-Graduação e de profissionais na discussão sobre Temas relacionados à inovação e ao desenvolvimento sustentável;

- Apresentar e divulgar projetos e trabalhos de investigação, pesquisa e inovação tecnológica em andamento no âmbito institucional e interinstitucional.

O evento abrange a integração entre os aspectos teóricos e práticos que apóiem, facilitem, auxiliem e promovam as pesquisas na área tecnológica, em especial aquelas relacionadas às linhas de pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia do Centro Paula Souza.

Linhas de Pesquisa
- Gestão e desenvolvimento de Tecnologias Ambientais
- Gestão e desenvolvimento da Formação Tecnológica.
- Gestão e desenvolvimento de Tecnologias de Informação Aplicadas

- Alunos e professores de programas de Pós-Graduação;
- Pesquisadores e profissionais de empresas;
- Professores, alunos e gestores de cursos de tecnologia.

Avaliadores

Prof Dr Alfredo Colenci Jr.
Prof Dr Aristides Novelli Jr.
Prof Dr Dirceu D'Alkmin Telles

Prof Me Flávio Carazato

Secretaria Geral:

Cleonice Viana Lima da Silva

Infraestrutura e apoio operacional:

CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

FAT - Fundação de Apoio a Tecnologia