português ingles
Disciplina

Formação do Formador

EMENTA

Sociedade, trabalho e educação. Mudanças tecnológicas e Sociedade. Educação e Formação Profissional e Tecnológica. Concepções de educação e de formação e as exigências para o formador. O formador: um profissional com uma formação contínua articulada à prática. Competências profissionais do formador. O saber ensinar: a aprendizagem do saber, do saber fazer e do saber ser. O aprendiz adulto. O planejamento, a intervenção, os métodos e a avaliação do processo de ensino.

BIBLIOGRAFIA

CHAUI, M. A universidade pública sob nova perspectiva. In: Revista Brasileira de Educação, set.-dez.2003, nº 24, Autores Associados.

HALL,STUART. A identidade cultural na pós modernidade. Rio de Janeiro: DP&A editora, 1999.

LASSANCE, M. C. e SPACTA, M. A orientação profissional e as transformações no mundo do   trabalho. In: Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol. 4, no 1-3, 2003, Vetor Editora.

PETEROSSI, H. G. Educação e Mercado de Trabalho. SP: Loyola, 1980.                  

____________. Formação de Professores para o Ensino Técnico. SP: Loyola, 1994.

____________. Políticas públicas de educação profissional: uma reforma em construção no sistema de escolas técnicas públicas em São Paulo. In: Políticas Públicas de Educação, Fazenda, I.C. (org) SP: Papirus, 2003.

____________. Novas formas ocupacionais e a questão da educação profissional. In: Revisitando a Prática Docente. Menezes, J. q. e Batista, S. H. (Orgs.). SP: Thomson, 2003.

______________. As novas tecnologias de informação e a prática docente. In: Revisitando o Saber e o Fazer Docente. Peterossi, H. G. e Menezes, J. q. (orgs.). SP: Thomson, 2005.

PIMENTA, S. G. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

_____________ Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA JUNIOR, J. dos R. Reforma do Estado e da Educação e as Políticas Públicas para a formação de Professores à Distância: implicações Políticas e Teóricas. In. Revista Brasileira de Educação, set-dez. 2003, nº. 24, Autores Associados.

SACRISTAM, J. G.     Educar e conviver na cultura global – as exigências da cidadania. Porto Alegre:   Artmed, 2002. SANTOMÉ, J. T. Globalização e Interdisciplinaridade. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZARIFIAN, P. O modelo da competência. SP: Senac, 2003.

SBPC. Ciência e Cultura. SP: ano 58, nº 4, out – dez. 2006

D’ANTOLA, Arlette (org.) A prática docente na universidade. São Paulo: EPU, 1992.

DRYDEN, Gordon. Revolucionando o aprendizado. Tradução de Marisa do Nascimento Paro. São Paulo: Makron Books, 1996.

FISCHMANN, Roseli e outros (orgs.). Universidade, escola e formação de professores. São Paulo: Brasiliense, 1986.

FRANCO, Luiz Antonio Carvalho. A escola do trabalho e o trabalho da escola. São Paulo, Cortez Autores Associados, 1987.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

PETEROSSI, H.G.; MENINO, S. E. Caminhos e tendências da formação de professores de Educação Técnica de Nível Médio. In: CUNHA, C.; SOUZA, J.V.; SILVA, M. A. Universidade e Educação Básica: Políticas e articulações possíveis. Brasília: Liber/UNB, 2012.

SILVA, Jair Militão da (org). Os educadores e o cotidiano escolar. Campinas: Papirus, 2000

SILVA, Moacyr da. A formação do professor centrada na escola: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2001. SIMÃO, Lívia Mathias. Relações professor-aluno. São Paulo: Ática, 1986.