Disciplina

Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística

EMENTA

Conceitos e fundamentos de redes de empresa e de cadeia de suprimentos. A Gestão de Cadeias de Suprimentos e a Competitividade Empresarial. Análise de Valor. Confiabilidade e sincronização da Cadeia de Suprimentos. Importância do desempenho logístico para a competitividade da cadeia de suprimentos. Benchmarking Logístico. Custos Logísticos. Nível de serviço e custo total. Indicadores logísticos. Sistemas de informação em logística e cadeias de suprimentos. Terceirização em logística. Estudos de Caso. Aplicações. A cooperação em redes de empresas e em cadeias de suprimentos.

BIBLIOGRAFIA

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 5ª ed., 2006.

BERTAGLIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 2ª. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2009.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J.; COOPER, M. B. Gestão logística de cadeias de suprimentos.1ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação. 1ª. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

CORREA, H. L. Gestão de redes de suprimento: integrando cadeias de suprimento no mundo globalizado. São Paulo: Atlas, 2010.

DORNIER, P., ERNST, R., FENDER, M. & KOUVELIS, P. Logística e operações globais: textos e casos. 1ª. ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2000.

GOMES, C.. S. Gestão da cadeia de suprimentos integrada à tecnologia da informação. 1ª. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

LAMBERT, D. M.; STOCK, James R. Administração estratégica da logística. 1ª. ed. São Paulo: Vantine Consultoria, 1999.

LEITE, P. R. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. 2ª ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2009.

MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 2ª, ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

PIRES, S. R. I. Gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management): conceitos, estratégias, práticas e casos. 2ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

VIVALDINI, M.; PIRES, S. R. I. Operadores logísticos: integrando operações em cadeias de suprimentos. 1ª.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

VOLLMANN, T. E.; BERRY, W. L.; WHYBARK, D. C.; JACOBS, F. R. Sistemas de planejamento & controle da produção para o gerenciamento da cadeia de suprimentos.1ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.