português ingles
Disciplina

Gestão de Sistemas e Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica

EMENTA

Conceitos de organização e sistemas organizacionais. Sistemas Escolares e processos decisórios nos sistemas educacionais. Avaliação e qualidade da Educação no Brasil. Políticas públicas e avaliação. Avaliação institucional e indicadores de análise da qualidade da Educação Profissional. Procedimentos de avaliação internos (auto avaliação) e externos (políticas públicas de avaliação). Métodos e técnicas de avaliação na Educação Profissional. Modelos de avaliação da Educação Profissional.

BIBLIOGRAFIA

BRESSER PEREIRA, L. C. Da administração pública burocrática à gerencial. Disponível em:

http://www.bresserpereira.org.br/papers/1996/95.admpublicaburocraticaagerencial.pdf

CASTRO, Maria Helena Guimarães de. Sistemas de Avaliação da Educação no Brasil – avanços e novos desafios. São Paulo Perspec, v.1, n. 1, p. 5-18. São Paulo: Fundação SEADE, 2009 

DOURADO, L. F. et. al. A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasília: INEP, 2007. Disponível em:

http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485287/A+qualidade+da+educa%C3%A7%C3%A3o+conceitos+e+defini%C3%A7%C3%B5es/8926ad76-ce32-4328-8a26-5139ccedddb4?version=1.3

PREEDY, M. et. al. (orgs). Gestão em educação: estratégia, qualidade e

GON, César. Lean digital transformation: uma tradução inédita do Lean aplicado ao contexto digital. Campinas, SP: CI&T (e-book).

INEP - http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica;

           http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb ;

LIBÂNEO, J. C. et. al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003

MACHADO, Lilian Cristina Palhares; NEIVA, Elaine Rabelo. Práticas de gestão da mudança: impacto nas atitudes e nos resultados percebidos. Revista Psicologia: Organização e Trabalho. 17(1), 2017, 22-29.

MAXIMILIANO, A. C. A. Administração de Projetos: como transformar ideias em resultados. São Paulo: Atlas, 2002.

MAXIMILIANO, A. C.A. Teoria Geral da Administração: da Revolução Urbana à revolução Digital. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MURICI, Izabela; CHAVES, Neuza. Gestão para resultados na educação. Nova Lima, MG: Falconi Editora, 2016.