português ingles
Disciplina

Linguagem e Práticas em Educação Profissional

EMENTA

Educação e comunicação: signos, mídias e mediação escolar. Linguagem e política: a questão da representação e da exclusão. A comunicação nos processos de ensino e aprendizagem. A questão da interação na Educação Profissional. Práticas de ensino em Educação Profissional. Tecnologias e ambientes de aprendizagem na Educação Profissional. Educação continuada na era digital.

BIBLIOGRAFIA

APARICI, Roberto (org). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas editora, 2014.

DAMÁSIO, Manoel José. Tecnologia e Educação. As Tecnologias de Informação e da comunicação e o Processo Educativo. Lisboa, Portugal: Vega Editora, 2007.

CITELLI, Adilson. Palavras, Meios de Comunicação e Educação. São Paulo: Cortez Editora, 2006.

_____ . Aprender e ensinar com textos não escolares. 5a. Ed. São Paulo: editora Cortez, 2002.

_____. Comunicação e Educação: linguagem em movimento. São Paulo: editora Senac, 2000.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: editora Contexto, 2015.

FONTANILLE, Jacques. Semiótica do Discurso. Trad. PORTELA, Jean Cristtos. São Paulo: Contexto, 2008.

GARCIA, Wilton (org.). Corpo & Interatividade: estudos contemporâneos. São Paulo: editora Factash, 2008.

MELO, José Marques; TOSTA, Sandra Pereira. Mídia e Educação. Coleção Temas & Educação. São Paulo: Autêntica Editora, 2008.

PENTEADO, H. D. (Org.). Pedagogia da comunicação: teorias e práticas. São Paulo: Cortez, 2001.

PETEROSSI, H. G.; MENESES, J. G. C. Revisitando o saber e o fazer docente. São Paulo: Thompson, 2005.

SOARES, S. G. Educação e comunicação: o ideal de inclusão pelas tecnologias de informação, otimismo exacerbado e lucidez pedagógica. São Paulo: Cortez, 2006.