português ingles
Disciplina

Psicologia do Adulto

EMENTA

Desenvolvimento humano: contexto histórico, socioeconômico e cultural. A natureza da aprendizagem e do ensino. Teorias do desenvolvimento adulto. Aprendizagem e formação do adulto. Tarefas evolutivas da vida adulta. Desenvolvimento cognitivo e a organização como contexto social. A escolha profissional e a formação permanente num mundo em mudança. Avaliação do trabalho, desempenho e pessoas. O indivíduo e a organização: motivação, atitudes e emoções, comportamento produtivo, psicologia da saúde ocupacional. O contexto social do trabalho: grupos e equipes de trabalho, liderança e poder nas organizações. Autoconceito e papéis na vida adulta.

BIBLIOGRAFIA

BERGER, Kathleen Stassen. O desenvolvimento da pessoa: da infância à terceira idade. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

BERNAL, A. O. Psicologia do trabalho em um mundo globalizado: como enfrentar o assédio psicológico e o estresse no trabalho. Porto Alegre, RS: 2010.

BOTERF, Guy Le. Desenvolvendo a Competência dos Profissionais. 3.ed . Porto Alegre: Penso, 2003

COELHO, M. I. M.; COSTA, A. E. B. da e Cols. A educação e a formação humana: tensões e desafios na contemporaneidade. Porto Alegre, RS: Penso, 2009.

COSTA E SILVA, Ana Maria. Formação, percursos e identidades. Coimbra: Quarteto, 2003.

COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. e Cols. Desenvolvimento psicológico e educação – vol. 1. Porto Alegre: Penso, 2004.

DAVIDOFF, L. L. Introdução à Psicologia. São Paulo: Makron Books, 2000.

DAVIS, Claudia; OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez, 2010.

GARDNER, H.; CSIKSZENTMIHALYI, M.; DAMON, W. Trabalho qualificado: quando a excelência e a ética se encontram. Porto Alegre, RS: Penso, 2004.

GOUVEA, Maria Cristina Soarea de; GERKEN, Carlos Henrique de Souza. Desenvolvimento humano: história, conceitos e polêmicas. São Paulo: Cortez, 2010.

ILLERIS, Knud. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. MUCCHIELLI, Roger. A formação de adultos. São Paulo: Martins Fontes. 1981.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 2010.

POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ROGERS, J. Aprendizagem de adultos: fundamentos para educação corporativa. Porto Alegre: Artmed, 2011.

SOUSA, Filomena Carvalho. O que é “ser adulto”: as práticas e representações sociais sobre o que é “ser adulto” na sociedade portuguesa. Revista Moçambras: acolhendo a alfabetização nos países de língua portuguesa, São Paulo, ano 1, n. 2, 2007.

SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2012.

STUART-HAMILTON, J. A psicologia do envelhecimento: uma introdução. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

VALENTE, José Armando; MAZZONE, Juarez; BARANAUSKAS, Maria Cecília C. (Orgs.). Aprendizagem na era das tecnologias digitais. São Paulo: Cortez, 2007.

VALSINER, J. Fundamentos da psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. Porto Alegre, RS: Artmed, 2012.

ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004.