português ingles
Disciplina

Sociedade, Trabalho e Educação (obrigatória)

EMENTA

Sociedade, trabalho e educação. Sociedade do conhecimento. Cenários econômicos e sociais. Ciência, tecnologia e sociedade. Tecnologia, inovação e educação. Educação e trabalho em um mundo sem fronteiras: o fenômeno da globalização. Reestruturação produtiva, organização do trabalho e novas formas ocupacionais. Mercado de trabalho. Qualificações requeridas. Trabalho e Educação: o ensino profissional e o treinamento. Políticas de formação. Tópicos contemporâneos sobre educação e trabalho: desemprego, empregabilidade, competências.

BIBLIOGRAFIA

BENCOSTTA, M. L. A. Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007.

CUNHA, L. A. Ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: UNESP, 2005.

FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e a ética das ciências. Trad. Luiz Paulo Rouanet. 1ª Reimpressão. São Paulo:

UNESP, 1995.

GADOTTI, M. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 2012.

GADOTTI, M.; MAFRA, J.; ROMAO, J. E.; SCOCUGLIA, A. C. Globalização, educação e movimentos sociais. São Paulo: Instituto Paulo Freire: 2009.

KIM, L; NELSON, R. Tecnologia, aprendizado e inovação. Campinas: UNICAMP, 2005.

KUENZER, A. Z.; CALAZANS, J.; GARCIA, W. Planejamento e educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 2011.

LIVERMORE, D. Inteligência Cultural: trabalhando em um mundo sem fronteiras. Rio de Janeiro: BestSeller, 2012.

MORIN, E.; ALMEIDA, C. de; CARVALHO, E. de A. (Orgs.). Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2009.

NEVES, P. S. C. Educação, cidadania: questões contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2009.

PETEROSSI, H. G. Novas formas ocupacionais e a questão da educação profissional. In: Revisitando a Prática Docente. Menezes, J. q. e Batista, S. H. (Orgs.). SP: Thomson, 2003.

RIFKIN, J. O fim dos empregos: o declínio dos níveis dos empregos e a redução da força global de trabalho. São Paulo: Makron, 1995.

ROSENBERG, N. Por dentro da caixa preta: tecnologia e economia. Campinas: UNICAMP, 2006.

STOKES, D. E. O quadrante de Pasteur: a ciência básica e a inovação tecnológica. Campinas, SP: Unicamp, 2005. ZARIFIAN, P. Objetivo Competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.