português ingles
Disciplina

Tecnologias no Processo de Educação Profissional

EMENTA

Os novos paradigmas do conhecimento e seus impactos sobre o saber tecnológico. Diferentes contextos sociais da tecnologia. Integração de tecnologias à Educação: novas formas de expressão do pensamento, produção escrita e leitura. Modelos pedagógicos em ensino a distância e tecnologias da comunicação. Planejamento, métodos e ambientes de educação online. Aprendizagem colaborativa por meio de comunidades virtuais de aprendizagem. Blended Learning: integração de atividades virtuais e presenciais. Sistemas de gerenciamento de conteúdo e aprendizagem. Mídias audiovisuais para ambientes virtuais.

BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, J. B. P. de; BATISTA, S. S. dos S. (Orgs.). Educação tecnológica: reflexões, teorias e práticas. São Paulo: Paco Editorial, 2012.

BARBOSA, R. M. (Org.). Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre, RS: Penso, 2005.

BEHAR, P. A. e Cols. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BEHAR, P. A. (Org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

COLL, C.; MONEREO, C. e Cols. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre, RS: Penso, 2010.

FRANÇA, R. L. de (Org.). Inovação pedagógica na educação brasileira: desafios e modernização na práxis educativa. São Paulo: Paco Editorial, 2011.

GIANNOLA, R. Informática na educação: representações sociais do cotidiano. São Paulo: Cortez, 2006.

KENSKI, U. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.

LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

MILL, D. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas, SP: Papirus, 2012.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre, RS: Penso, 2004. PALLOFF, R. M.; PRATT, K. O instrutor online: estratégias para a excelência profissional. Porto Alegre, RS: Penso, 2013.

PETERS, O. Didática do ensino a distância. Porto Alegre: Unisinos, 2006.

RUHE, V.; ZUMBO, B. D. Avaliação de educação a distância e e-learning. Porto Alegre, RS: Penso, 2013.

SANCHO, J. M.; HERNANDEZ, F.; e Cols. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

RAJASINGHAM, L.; TIFFIN, J. A universidade virtual e global. Porto Alegre: Artmed, 2006.

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010.