A afetividade na educação profissional técnica: estudos de caso

Data de Apresentação:29/03/2023 Autor: Rose Aparecida de França
Formação do Formador
Prof. Dr. Roberto Kanaane

Prof. Dr. Roberto Kanaane - CEETEPS

Profa. Dra. Amália Neide Covic - UNIFESP

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS

FRANÇA, R. A. A afetividade na educação profissional técnica: estudos de caso. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

Este estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na área de Educação Profissional, vinculada à linha de pesquisa Formação do Formador, no projeto de pesquisa Ensino e Aprendizagem. Trata-se de um estudo sobre a afetividade na Educação Profissional Técnica e seu impacto na aprendizagem e na aquisição de competências para o trabalho. O interesse por esta temática surgiu a partir da reflexão sobre a prática docente da pesquisadora acerca de seu relacionamento com os alunos da Educação Profissional Técnica e as metodologias adotadas em suas aulas em relação ao processo de ensino-aprendizagem. Este estudo fundamenta-se em teorias da educação e da educação profissional, tendo por base estudiosos como Carl Rogers, Henri Wallon, Lev Vygotsky, Jean Piaget, Maurice Tardif, José Ângelo Gariglio, Suzana Lana Burnier, entre outros. O presente trabalho teve por objetivo identificar o comportamento afetivo na relação professor-aluno diante do processo de aprendizagem de competências direcionadas ao contexto profissional. A metodologia tratou de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa, com caráter exploratório, descritivo e estudo de casos múltiplos. Esta pesquisa possibilitou apreender que a afetividade na relação professor-aluno, sob a ótica docente e discente, impacta na aprendizagem e na aquisição de competências para o trabalho, sendo estas as habilidades e competências socioemocionais como: trabalho em equipe, resolução colaborativa de problemas, tomadas de decisão, comunicação, empatia e criatividade, além das competências técnicas. Identificou-se, entretanto, que há professores que consideram predominantemente os aspectos formais da Educação Profissional Técnica, ou seja, o conteúdo, a relação estritamente profissional centrada nos conhecimentos objetivos e técnicos. A proposta de produto refere-se à aplicação de “Workshops Vivenciais” com a finalidade de instrumentalizar os atores envolvidos no processo de Ensino Profissional Técnico, a partir do comportamento socioemocional, envolvendo as concepções da afetividade, segundo estratégias, táticas e vivências na prática intencional da afetividade em sala de aula, contribuindo com a aprendizagem e a aquisição de competências para o trabalho.

Educação Profissional Técnica. Relação Professor-Aluno. Afetividade. Competências. Ensino-Aprendizagem