A aplicação da biomimética no desenvolvimento de texturas automotivas pelo design de color & trim.

Data de Apresentação:10/12/2018 Autor: Edney Eboli dos Santos
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Gilberto dos Santos Prado

Prof. Dr. Francisco Tadeu Degasperi

SANTOS, E.E. A APLICAÇÃO DA BIOMIMÉTICA NO DESENVOLVIMENTO DE TEXTURAS AUTOMOTIVAS PELO DESIGN DE COLOR & TRIM. 243f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O objetivo desta pesquisa foi identificar se o uso da biomimética como fonte de inspiração pode gerar inovação e aumentar o valor agregado do produto no desenvolvimento de texturas para peças plásticas automotivas. Em paralelo, foram direcionados esforços para o desenvolvimento de tecnologias de produção de moldes a laser, no sentido de ampliar as possibilidades de texturas contemplando a biomimética. A relevância desta pesquisa justifica-se a partir dos resultados obtidos de uma análise bibliométrica da literatura, que indicou um gap de pesquisa na aplicação da biomimética como fonte de inspiração no desenvolvimento de texturas automotivas, e dos resultados de uma pesquisa Survey aplicada a usuários de automóveis, indicando que as pessoas percebem as texturas como atributo que gera valor agregado e aumenta a qualidade percebida no produto, com potencial de gerar inovação a partir de inspirações na Biomimética. A partir de entrevistas realizadas com profissionais e da observação direta dos processos de texturização em empresas especializadas pôde-se levantar os requerimentos para o desenvolvimento de texturas e desenvolver doze modelos de design inspirados na Natureza, reproduzidos em dois processos produtivos – laser e químico. Amostras foram injetadas em plástico e submetidas a medições para comparação das características formais obtidas nos dois tipos de processos de texturização. Os resultados desta pesquisa mostram que a inspiração na natureza possibilita a criação de desenhos de texturas que agregam valor às peças plásticas dos automóveis. As medições das amostras plásticas possibilitaram analisar características da forma e entender as vantagens e as desvantagens de cada processo de texturização na reprodução de diferentes padrões estéticos das texturas criadas.

Biomimética

Design de superfície