A aplicação da tecnologia de simulação numérica e a competitividade das indústrias de fundição de metais do Brasil: Um estudo exploratório

Data de Apresentação:27/03/2015 Autor: Reinaldo José de Oliveira
Desenvolvimento Tecnológico em Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Fábio Henrique Pereira

Prof. Dr. Getúlio Kazue Akabane

O presente trabalho tem por objetivo identificar e compreender ganhos de produtividade no setor de fundição de metais no Brasil, decorrentes do uso da tecnologia de simulação numérica do processo de fundição de metais.

O setor de fundição de metais no Brasil caracteriza-se por um conjunto de 1,3 mil empresas, que geram aproximadamente 70 mil empregos. Desde 2005, o Brasil é o sétimo maior produtor mundial de fundidos.

No Estudo Exploratório desta pesquisa utilizou-se inicialmente uma Survey com usuários de um software comercial de simulação numérica, chamado MAGMA5, reunidos em um Seminário Técnico, realizado em 15 e 16 de agosto de 2013, para que fossem feitas as primeiras observações e delineamento da pesquisa de campo em empresas, principalmente para a elaboração das questões semiestruturadas a serem utilizadas em entrevistas.

Foram realizados estudos de casos múltiplos em oito empresas de fundição de metais, onde além da observação direta, da coleta de dados e documentos, foram entrevistados dezesseis funcionários. A limitação do estudo está restrita a apenas empresas usuárias dos aplicativos da empresa Magma, uma vez que foi por meio desta que se conseguiu a identificação dos casos e a respectiva permissão para o estudo.

Os principais resultados observados apontam a possibilidade de obtenção de ganhos de produtividade e de boa relação com a competitividade e vantagem competitiva de baixo custo, que podem fazer frente à forte concorrência global do setor: redução no tempo de desenvolvimento dos projetos, redução do refugo de produção, obtenção de maior rendimento metálico, diminuição no número de testes práticos, melhor aproveitamento dos insumos e recursos de produção e aumento do conhecimento técnico dos profissionais que trabalham com a simulação numérica em fundição de metais.

Competitividade

Fundição de metais