Português Ingles Espanhol

Dissertação

A ATUALIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, FRENTE AOS AVANÇOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA).

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:15/07/2020 Autor: Luis Eduardo Fernandes Gonzalez
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Formação do Formador
Orientador:
Profa. Dra. Celi Langhi
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profa. Dra. Celi Langhi

Prof. Dr. Renan Antônio da Silva

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo

 

Resumo

GONZALEZ, L. E. F. A atualização curricular do curso técnico em desenvolvimento desistemas, frente aos avanços da inteligência artificial (IA). Dissertação (MestradoProfissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual deEducação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

Em meio à evolução tecnológica que se precipita nos tempos atuais e a popularizaçãode tecnologias com Inteligência Artificial (IA), estão as instituições de ensinoprofissionalizantes, que procuram incessantemente acompanhar essa transformação, no intuitode prover uma formação mais próxima das expectativas das empresas e estudantes. O CentroPaula Souza, instituição que se destaca por ser um centro referência em Educação Profissionalde qualidade, busca atualizar os currículos dos cursos técnicos que oferece, com regularidadee, para tanto, possui uma equipe de professores especialistas em formulação curricular, cujo oautor teve a oportunidade de atuar por nove anos. O presente trabalho surge neste cenário e tevecomo objetivo investigar quais aspectos devem ser relevantes na reformulação do currículo dahabilitação profissional técnica de nível médio em Desenvolvimento de Sistemas, atualmenteoferecido pelo Centro Paula Souza, diante dos avanços tecnológicos de IA e sua aplicação nomundo do trabalho, além de propor um Componente Curricular que possa atuar como ponto deconvergência entre os diversos conhecimentos e técnicas abordadas nos componentescurriculares do atual currículo. O método usado para fundamentar esse trabalho, foi a pesquisaexploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa, tendo como contexto as escolastécnicas do Centro Paula Souza, a equipe do Grupo de Formulação e Análise Curricular (Gfac),especificamente do eixo tecnológico de Informação e Comunicação do Centro Paula Souza eas empresas que atuam no ramo de Tecnologia da Informação e Comunicação. Verificou-se,portanto, como senso comum aos entrevistados, a necessidade iminente de uma atualização docurrículo do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, por meio da análise dasinformações coletadas com os profissionais do mundo do trabalho e docentes. Dessa forma,este trabalho traz a proposta de um Componente Curricular que considera a inserção deconceitos, tecnologias e linguagens voltadas para a utilização de plataformas de IA.

Inteligência Artificial

Educação Profissional

Currículo

Desenvolvimento de Sistemas

Tecnologia da Informação e Comunicação