Data de Apresentação:31/03/2017 Autor: Rubens Eduardo DoCampo Antonini

Prof. Dr. Emerson Freire

Prof. Dr. Gerson Pastre de Oliveira

Profª. Drª. Sueli Soares dos Santos Batista

ANTONINI, R. E. D. A camada narrativa do design de jogos no ensino gamificado: um experimento no âmbito do ensino profissional. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

O presente trabalho tem por objetivo estudar como os jogos estão sendo usados no ambiente de ensino, buscando em um histórico recente de estudos acadêmicos de como tais experiências foram executadas e quais resultados apresentaram. Este trabalho pesquisa como a narrativa, sendo ela uma camada do design de jogos, pode influenciar na relação entre o estudante e a ferramenta gamificada. A metodologia usada foi de pesquisa bibliográfica para entendimento do que é a gamificação no ensino, busca de exemplos de gamificação, estudo sobre a camada narrativa no design de jogos. Posteriormente foi executada uma pesquisa empírica em uma turma do curso de eletrônica de uma Escola Técnica a fim de estudar como o aluno se relaciona com uma ferramenta de ensino gamificado na qual a camada narrativa do design está presente de forma semelhante a jogos contemporâneos. Os resultados obtidos indicam que para o cenário e sujeitos de pesquisa selecionados, o uso mais complexo de narrativa na gamificação do ensino permitiu a obtenção de maior motivação e engajamento por parte do aluno em relação à aula tradicional, em um processo que permeia a experimentação na instrução.

Design de jogos

Educação Profissional e Tecnológica