Português Ingles Espanhol

Dissertação

A capacitação dos Green Belts na metodologia Lean Six Sigma: Um mapeamento dos cursos de capacitação na região do Vale do Paraíba.

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:27/04/2017 Autor: Sergio Tenorio dos Santos Neto
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos
Linha de Pesquisa:
Gestão de Sistemas Produtivos
Orientador:
Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Prof. Dr. Francisco José Grandenetti

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

Resumo

SANTOS NETO, S. T., A capacitação dos Green Belts na metodologia Lean Six Sigma: Um mapeamento dos cursos de capacitação na região do Vale do Paraíba. 103 folhas. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

O presente trabalho tem por objetivo analisar como estão estruturados os cursos para formação de Green Belts em empresas de treinamento e instituições de ensino da região do Vale do Paraíba, mapeando estes cursos, identificando suas características e conteúdos curriculares, mapeando o processo de certificação Green Belt, identificando uma certificadora reconhecida mundialmente, e comparando os conteúdos exigidos por esta certificadora com os conteúdos atualmente praticados pelas empresas de treinamento e instituições de ensino da região. A metodologia utilizada foi uma pesquisa quali-quantitativa, por meio de um estudo exploratório e comparativo. O trabalho apresenta um estudo bibliométrico sobre o tema Six Sigma, demonstrando a evolução da produção bibliográfica no período de 1990 a 2015. Na revisão bibliográfica são abordados os conceitos Lean Six Sigma, a integração destas duas metodologias, a capacitação dos profissionais envolvidos com o tema, e os processos de certificação e acreditação. O trabalho disserta ainda sobre os principais padrões de certificação internacional encontrados no mercado, sugerindo a utilização de um destes padrões como base para avaliação dos conteúdos curriculares dos cursos ofertados na região do Vale do Paraíba, sendo reportadas também algumas informações sobre a estrutura destes cursos, como por exemplo, as cargas horárias e exigências para certificação. Nos resultados o trabalho discorre sobre a análise da aderência dos cursos identificados em relação ao padrão de certificação internacional proposto, demonstrando como é o processo de formação dos Green Belts na região do Vale do Paraíba.

Certificação

Green Belt

Lean

Sistemas Produtivos

Six Sigma

Treinamento