A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS DO ENSINO TÉCNICO

Data de Apresentação:23/03/2021 Autor: Bruna Duarte Ferreira Frohmut
Formação do Formador
Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez

Profª Drª Ana Carolina de Laurentiis Brandão

Profª Drª Rosália Maria Netto Prados

FROHMUT, B. D. F. A contribuição das narrativas na formação docente de professoras do ensino técnico, 149f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

O discurso biológico, quando utilizado para explicar a feminização e a masculinização das profissões, acaba por justificar diferentes graus de preconceito de gênero que perpassam as práticas sociais, desde situações explícitas até a própria negação do preconceito por parte daquele que o sofre. Neste trabalho buscou-se compreender a inserção e a participação de mulheres engenheiras na Educação Profissional a partir das experiências, práticas, desafios, presentes nas narrativas de professoras do ensino técnico do eixo tecnológico de controle e processos industriais. Assim, foi possível interpretar como ocorre a construção identitária dessas professoras na Educação Profissional, analisar como aconteceu a formação profissional dessas mulheres engenharias para o exercício da docência e consequentemente, identificar quais saberes docentes foram destacados por elas e, assim, reflexões sobre a aprendizagem da docência. A pesquisa foi orientada por teorias que discutem a construção identitária, os estudos de gênero, a formação docente e narrativas. A pesquisa narrativa foi adotada como eixo metodológico a partir dos pressupostos de Michael Connelly e Jean Clandinin, bem como com as contribuições de Jorge Larrosa sobre a experiência. Desta forma, pode-se caracterizar a narrativa tanto uma metodologia investigativa como um fenômeno de pesquisa. A coleta de dados deu-se por meio da realização de entrevistas semiestruturadas e de um grupo focal composto por três mulheres engenheiras que atuam como professoras do ensino técnico em uma Escola Técnica Estadual da cidade de São Paulo em cursos que pertencem ao eixo tecnológico de controle e processos industriais. Por meio das narrativas produzidas por essas professoras, buscou-se conhecer a trajetória acadêmica e profissional, as motivações para a escolha da profissão, as dificuldades enfrentadas na profissão, bem como percebiam a participação das mulheres na docência na Educação Profissional, entre outros aspectos. Para análise das narrativas utilizou-se a análise temática de Clarke fazendo conexões com a análise narrativa ao explorar o espaço tridimensional (interação, tempo e espaço) destacado por Michael Connelly e Jean Clandinin. As narrativas produzidas pelas professoras do ensino técnico contribuem para compreender que a construção identitária docente, bem como o desenvolvimento profissional e aprendizagem docente estão estritamente ligados aos processos de socialização primária e secundária oriundos das experiências, ou seja, das referências pessoais e sociais, presentes tanto na formação inicial como na continuada. Portanto, a construção identitária docente bem como a sua formação e a narrativização dessas experiências ocorrem de modo significativo e determinante ao longo do exercício da docência com a possibilidade de serem compartilhadas em uma comunidade de aprendizagem docente, a qual pode vir a tornar-se um modelo de formação docente que contribua para o desenvolvimento profissional e a aprendizagem docente na Educação Profissional.

Identidade profissional. Gênero

Investigação narrativa