A educação econômico-financeira na formação profissional: uma análise diagnóstico-propositiva

Data de Apresentação:24/05/2011 Autor: Flávio Roberto Faciolla Theodoro
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Profª. Drª. Ana Teresa Colenci Trevelin

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

A realidade econômica do Brasil, após a implantação do Plano Real em 1994, estabilizou a inflação e proporcionou algumas mudanças nos padrões de consumo da população. Tal fato, aliado à globalização, contribuiu para o crescimento econômico e para uma melhor distribuição de renda, porém, foi responsável pela propagação do consumismo, mudando o comportamento do consumidor que passou a comprar mais, se esquecendo, muitas vezes, de planejar seu orçamento.

O presente trabalho tem por objetivo mostrar que através da formação escolar o indivíduo poderá tomar decisões mais racionais e disciplinadas no âmbito financeiro. Partiu-se da compreensão dos aspectos teóricos relacionados à Educação Financeira através das leis econômicas, dos conceitos contábeis, da matemática financeira e, sobretudo, dos aspectos comportamentais.

Através da revisão da literatura, da legislação e da documentação relacionada ao tema buscou-se trabalhar a hipótese de que a disciplina e a racionalidade no trato das finanças pessoais podem ser adquiridas através da formação escolar.

Uma pesquisa de campo foi realizada com alunos do ensino técnico de uma instituição pública de ensino onde foi aplicado um questionário versando sobre os hábitos, responsabilidades e opiniões sobre educação financeira. Nos resultados obtidos concluiu-se que a maior parte das pessoas tem dificuldades em planejar suas finanças, não tem poupança ou investimentos e vem apresentando recordes de inadimplência e endividamento.

Educação Financeira

Ensino Profissional