A educação profissional empreendedora – estratégias de gestão no ensino técnico de nível médio com foco no empreendedorismo – estudo de caso.

Data de Apresentação:30/03/2017 Autor: Evelin Finke Croce
Políticas, Gestão e Avaliação
Prof. Dr. Roberto Kanaane

Prof. Dr. Roberto Kanaane

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Profª. Drª. Amália Neide Covic

CROCE, E. F. A educação profissional empreendedora – estratégias de gestão no ensino técnico de nível médio com foco no empreendedorismo – estudo de caso. 162f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, (CEETEPS), São Paulo, 2017.

Esta dissertação teve como objetivo caracterizar as estratégias adotadas pela equipe gestora, voltadas ao incentivo ao empreendedorismo em uma instituição de ensino técnico de nível médio. Para isso, verificou-se como as estratégias adotadas pela gestão, frente ao incentivo ao empreendedorismo foram percebidas pelos docentes e discentes. Identificou-se a percepção dos docentes quanto à adoção de metodologias ativas de ensino voltadas ao empreendedorismo. A metodologia empregada foi um estudo de caso, estilo survey, com análise descritiva, documental e bibliográfica com aplicação de questionários aos docentes, discentes e coordenadores e entrevistas com o coordenador pedagógico e o gestor. Os instrumentos de pesquisa foram do tipo qualitativo e quantitativo. A amostra configurou-se como não probabilística, por conveniência da pesquisadora e o número estipulado foi de quarenta docentes, quatro coordenadores e dez discentes. A pesquisa foi realizada nos cursos técnicos em administração, segurança do trabalho, comunicação visual e eletrotécnica no período noturno. Verificou-se a partir dos autores estudados que há quatro pontos que caracterizam a educação empreendedora: gestão participativa de pessoas com liderança situacional; metodologias ativas de ensino por projetos; entendimento do meio social onde a instituição educacional está inserida e diálogo com o setor produtivo com parcerias na instituição. Os objetivos foram parcialmente atingidos. Os resultados mostraram que há a percepção do desenvolvimento do ser empreendedor para os gestores, docentes e discentes. Infere-se que a unidade passa por uma transição de um ensino tradicional para um ensino empreendedor com metodologias ativas, embora existam pontos a melhorar. A gestão de pessoas passa também de tradicionalista para uma gestão mais humana. Quanto ao diálogo com o setor produtivo, verificou-se uma lacuna a ser preenchida em estudos posteriores.

Educação profissional

Estratégias de gestão empreendedora