A educação profissional na modernidade líquida: um estudo sobre o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Data de Apresentação:06/06/2018 Autor: Silvia Corrêa Guimarães Raposo de Medeiros
Gestão e Avaliação
Prof. Dr. Darlan Marcelo Delgado

Prof. Dr. Darlan Marcelo Delgado

Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti

Prof. Dr. Emerson Freire

MEDEIROS, S. C. G. R. A educação profissional na modernidade líquida: um estudo sobre o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. nn [número de folhas] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

Esta pesquisa objetiva investigar se as temáticas da modernidade líquida são abordadas em disciplinas selecionadas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais), oferecido pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), no Estado de São Paulo, Brasil, analisando qual o teor desses debates e como são realizados. Para atingir o objetivo proposto, desenvolve a fundamentação teórica, com base nas obras, principalmente de Zygmunt Bauman, mas também de Richard Sennett, Ulrich Beck, Michel Maffesoli, Manuel Castells, Pierre Lévy, Ricardo Antunes e Danièle Linhart, que discutem aspectos contemporâneos sobre as alterações do ambiente, da produção, do trabalho, do capital, da tecnologia, do Estado, do indivíduo e da educação, e produz um questionário de questões abertas, aplicado aos docentes das disciplinas selecionadas. O resultado da análise de conteúdo realizada é a constatação de que a modernidade líquida é discutida parcial e superficialmente, e que essa discussão carece de categorias de análise teoricamente embasadas, como referência, que tornassem o debate no CST em Gestão Empresarial, robusto e aprofundado. A pesquisa sugere a ampliação e o aprofundamento do tratamento das temáticas da modernidade líquida, especialmente daquelas relativas ao trabalho, no interior das Faculdades de Tecnologia do CEETEPS, e no CST em Gestão Empresarial, não somente por possíveis modificações e adições em Ementas de seu Projeto Pedagógico, mas pela utilização de novas formas, meios e instrumentos de construção do conhecimento na atualidade, como sugeridos pelos autores da fundamentação teórica.

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial

Educação e Trabalho

Educação profissional

Modernidade Líquida

Padrão Flexível de Produção.