Data de Apresentação:26/05/2022 Autor: Fábio Lippi Silva

Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS

Prof. Dr. Robson Malacarne  - IFES

Prof. Dr. Emerson Freire - CEETEPS

SILVA, F. L. A extensão no âmbito da educação profissional de nível tecnológico: estudo exploratório em uma instituição de ensino pública do estado de São Paulo. 189f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

Esta pesquisa tem como tema central a dimensão acadêmica da extensão nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs), vinculadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). A escolha deveu-se à importante função que a extensão desempenha para a formação acadêmica e à relevância que a instituição possui no cenário educacional paulista, principalmente quando o assunto é educação profissional. O estudo se justifica, pois, apesar de se reconhecer que as práticas extensionistas ocorrem nas Fatecs, há uma lacuna do ponto de vista de uma política institucional de extensão, o que, caso fosse o contrário, poderia contribuir à sua institucionalização nas unidades de ensino superior do CEETEPS. Portanto, o objetivo do trabalho foi analisar as concepções e o desenvolvimento da extensão no âmbito das Fatecs. Para tal, buscou-se estudar o papel da extensão na formação acadêmica dos tecnólogos, como a extensão é mencionada nos documentos institucionais e as percepções dos docentes acerca desta missão acadêmica na instituição. A metodologia usada se apresenta como do tipo exploratório-descritivo, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os dados e informações foram obtidos por meio da literatura relevante sobre o tema, de documentos institucionais, e pelos próprios sujeitos centrais envolvidos com a extensão nas Fatecs. Os resultados indicam como o CEETEPS orienta a materialização das práticas extensionistas para a sua comunidade acadêmica, e mostram, na perspectiva docente, como as ações são planejadas, executadas e divulgadas. Além disso, revelaram forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, que sugerem certos alinhamentos das práticas desenvolvidas com os preceitos extensionistas de diversos autores referenciados neste estudo e com as próprias Diretrizes Curriculares para a Extensão na Educação Superior Brasileira (DCE). Também, apontam os desafios que o CEETEPS deve enfrentar ao buscar a institucionalização desta importante missão acadêmica nas suas unidades de ensino superior. O estudo busca trazer mais luz ao tema nas Fatecs, fomentar os debates e contribuir para reflexões que levem à construção coletiva de uma política institucional de extensão no CEETEPS.

Educação e Trabalho. Educação Profissional e Tecnológica. Cursos Superiores de Tecnologia. Extensão