A formação de professores para a educação profissional técnica de nível médio: a experiência do Centro Paula Souza

Data de Apresentação:07/12/2010 Autor: Adriana de Freitas
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Maria Anita Viviani Martins

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os programas especiais de formação pedagógica para professores atuantes da educação profissional técnica de nível médio. A partir do levantamento da legislação educacional que compreende leis, decretos, portarias, resoluções entre outros documentos, a pesquisa identifica as práticas e as políticas públicas de formação em especial desde a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 até 2010.

Também são identificadas algumas teorias dos estudiosos consagrados acerca da formação de professores, a fim de apontar as particularidades da educação profissional. São apresentadas as carências e demandas da educação profissional técnica de nível médio, tanto em relação aos docentes qualificados para atuação quanto no tocante à definição de uma legislação focada nas características desta modalidade educacional.

No presente trabalho, demonstra-se a necessidade da definição de identidade docente para os profissionais da educação profissional, pois esta modalidade de ensino visa o atendimento das exigências do mercado de trabalho e precisa ser observada de maneira particular.

O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza recebe um destaque na pesquisa por oferecer os programas de formação pedagógica de forma regular por cerca de 20 anos, diferenciando-se das instituições que atendem a necessidades emergenciais.

Desta forma, foi possível identificar o que tem sido feito para a formação de professores da educação profissional e o que ainda pode ser melhorado. O resultado satisfatório depende tanto das políticas públicas quanto dos esforços da sociedade para reivindicar e contribuir com a melhoria contínua da formação docente, e dos profissionais para o mercado de trabalho e para a sociedade.

Educação profissional

Ensino Técnico