A formação do educador corporativo numa Central de Telesserviços.

Data de Apresentação:31/07/2018 Autor: Evelyn Annie Reikdal Bombonatto Bertolla
Formação do Formador
Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Luci Mendes de Melo Bonini

Profª. Drª. Celi Langhi

BERTOLLA, Evelyn Annie R. B. A formação do educador corporativo numa Central de Telesserviços. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, 2018.

Esta dissertação, a partir da análise das ocupações terceirizadas em uma central de Telesserviços busca compreender a dimensão formativa incorporada ao trabalho realizado nessas centrais como aspecto da educação corporativa. Essa dimensão formativa dos prestadores de serviços é desempenhada por educadores corporativos, sem que eles tenham necessariamente algum tipo de qualificação prévia, e sujeitos a fortes pressões quanto à qualidade dos treinamentos por eles ministrados. O que leva à questão se uma formação pedagógica poderia agregar valor a seu desempenho. Nesse contexto a dissertação tem por objetivo identificar e analisar o perfil do educador corporativo, a sua qualificação profissional e as características e necessidades de formação para o desempenho de suas funções. Para o desenvolvimento do estudo lançou-se mão, primeiramente, de uma pesquisa bibliográfica com fins de identificação do contexto e das características atuais das relações entre trabalho e formação profissional, terceirização, compreensão do papel da educação corporativa nas organizações e discussão das competências requeridas ao papel do educador corporativo. A sequência do estudo se deu através de uma pesquisa de caráter qualitativo, em amostragem por conveniência, cujo principal instrumento constituiu-se de entrevistas semiestruturadas com educadores corporativos da organização elencada como lócus deste estudo. O trabalho permitiu evidenciar o desafio que o educador corporativo tem para atuar em uma central de telesserviços, capacitando empregados terceirizados, sendo eles mesmos profissionais desse tipo, possibilitando identificar a carência de formação pedagógica e ao mesmo tempo reforçando a importância da educação para o trabalho e a continuidade de estudos sobre o trabalho do educador corporativo. Como desenvolvimento futuro e a partir das reflexões oriundas deste trabalho a autora pretende conceber e propor à organização estudada um plano de formação dos educadores corporativos da central de telesserviços.

Central de Telesserviços

Educação profissional