Data de Apresentação:28/03/2017 Autor: Thayssa Martins Morais Ribeiro

Profª. Drª. Sueli Soares dos Santos Batista

Prof. Dr. Luís Enrique Aguilar

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

RIBEIRO-MORAIS, T. M. A formação docente na educação profissional e tecnológica a partir de narrativas de professores das escolas técnicas do Centro Paula Souza. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

A atuação docente se vê na necessidade de acompanhar as mudanças da sociedade e enfatizar o sentido sociocultural dos conhecimentos, o que é um desafio para a formação de professores. O objetivo geral deste estudo foi compreender o processo de formação e a prática docente – o modo como é produzida a forma de fazer e ser do ofício – de professores tecnólogos que atuam no ensino técnico. Especificamente, o enfoque da pesquisa está na atuação dos tecnólogos que ministram aulas em duas escolas técnicas estaduais paulistas, nas quais atuava a autora. Nesse estudo foram analisadas as narrativas de um grupo de professores tecnólogos a partir de entrevista oral. Na literatura, estudiosos apontam a narrativa como a estrutura de uma história. Em educação, a narrativa assume um significado mais abrangente, que objetiva desvelar as ações realizadas pelos atores durante os momentos em que ocorrem simultaneamente o ensino e a aprendizagem, a teoria e a prática educativa, com todos os motivos e sensações que levaram o narrador a eleger aquele momento para compor sua narrativa. Compreende-se a experiência atrelada à memória contribuindo para a constituição das identidades no espaço escolar. Ao longo da história das escolas técnicas, nem sempre a licenciatura foi pré-condição para a atuação do tecnólogo enquanto docente. Daí a necessidade de se trabalhar na pesquisa educacional as vivências dos professores da educação profissional tecnológica em exercício, a memória oral destes, ligada à prática docente, campo carente de estudos nas pesquisas educacionais. A revisão bibliográfica girou em torno de artigos sobre formação docente e constituição do sujeito, narrativas e histórias de vida, atuação do tecnólogo e os desafios atuais da educação profissional e tecnológica. A pesquisa empírica, fundamentada em estudos sobre formação docente para a educação profissional, foi idealizada em duas ações, roteiro de questões realizado com os professores voluntários, e entrevista oral com cada professor. Para síntese de análise, recorreu-se a metodologia de um tipo de gênero de história oral, a história oral temática. As entrevistas se endereçaram a partir do desenvolvimento do tema central, o que contribuiu na construção de proposições e oportunidades para os professores, ao narrarem suas memórias e experiências, também reconhecê-las como momentos de compreensão e desenvolvimento de sua formação profissional no cotidiano escolar.

Educação Profissional e Tecnológica

Formação e prática docente