A Gestão de Custos como suporte aos empreendedores do litoral norte paulista.

Data de Apresentação:25/05/2018 Autor: Odir de Almeida Veiga
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano

Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

Profª. Drª. Celi Langhi

Prof. Dr. Oduvaldo Vendrametto

VEIGA, O. A. A Gestão de Custos como suporte aos empreendedores do litoral norte paulista. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia de Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

A presente pesquisa intitulada: “A Gestão de Custos como suporte aos Empreendedores do Litoral Norte Paulista” tem como tema o estudo do Empreendedorismo buscando identificar os Empreendedores mediante suas principais características e como a Gestão de Custos pode ser utilizada para minimizar os impactos da Sazonalidade e contribuir para a sobrevivência das Microempresas do Litoral Norte Paulista. A relevância desta pesquisa justificou-se mediante dificuldades enfrentadas no Brasil pelas microempresas em gerir seus lucros e prejuízos de forma a manter-se em atividade, principalmente diante da sazonalidade entre períodos de altos ganhos e perdas. A metodologia utilizada fundamentou-se em uma pesquisa exploratória e bibliográfica de abordagem qualitativa, buscando-se analisar a tríade: Empreendedorismo, Sazonalidade e Gestão de Custos. A pesquisa de campo foi aplicada por meio de questionário semiestruturado para a amostra de 100 Microempreendedores do comércio de bens e serviços de Caraguatatuba e São Sebastião, cidades centrais do Litoral Norte Paulista. Os principais resultados apresentam que a maioria dos empreendedores entrevistados percebem determinado impacto causado pela sazonalidade, compreendem a utilização da Gestão de Custos para melhorar seus processos e possuem adaptação a um dos principais métodos de custeio destacados pela bibliografia.

Gestão de Custos

Microempreendedor