Português Ingles Espanhol

Dissertação

A ISO 14001 como parte integrante de um sistema de gestão para o desenvolvimento sustentável em uma empresa do setor químico – estudo de caso da carbocloro S/A

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:09/05/2008 Autor: Edna Veloso de Medeiros
Curso:
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Linha de Pesquisa:
Tecnologias Ambientais
Orientador:
Profª. Drª. Elisabeth Pelosi Teixeira
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profª. Drª. Elisabeth Pelosi Teixeira

Prof. Dr. Mauro Tomazela

Profª. Drª. Silvia Pierre Irazusta

Resumo

Nas últimas décadas, o cenário mundial relacionado ao meio ambiente mudou sensivelmente, transformando a variável ambiental num diferencial competitivo importante com o qual as empresas devem se preocupar. A implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) deve ser definida pela alta administração de uma empresa, resultando num forte compromisso da organização.

O objetivo deste trabalho é investigar o impacto que a implantação da ISO 14.001 teve no estabelecimento das políticas ambientais e no aprimoramento do SGA de uma indústria química no pólo petroquímico de Cubatão. O trabalho procura mostrar a contribuição da ISO 14.001 para a empresa Carbocloro, que se antecipou à obrigação legal e inseriu em sua missão o cuidado com o meio ambiente. O trabalho analisa a visão dos colaboradores em relação ao SGA da Empresa e a absorção e multiplicação dos conceitos ambientais adquiridos nos treinamentos. Foram analisados os benefícios advindos da implantação da ISO 14.001 e a integração desta certificação com outras como a ISO 9000 e a OHSAS 18000 também obtidas pela Empresa.

A coleta de dados foi feita através de observação participante, visitas técnicas à Carbocloro e à comunidade de entorno, e pesquisa de campo, com aplicação de questionários ao gestor ambiental, colaboradores da Empresa e líderes comunitários do entorno. A pesquisa permitiu concluir que a Carbocloro é ambiental e socialmente responsável, faz jus aos certificados que conquistou, promove o desenvolvimento da região onde está inserida, gera riquezas e, embora fabricando produtos altamente perigosos, gerencia sua linha produtiva para minimizar ao máximo os danos ambientais decorrentes de seu processo produtivo. A análise do questionário respondido pelo gestor ambiental da Empresa demonstrou que a ISO 14.001 foi adotada como um sistema para a manutenção e a implementação de atividades direcionadas para a sustentabilidade.

A pesquisa realizada junto aos colaboradores demonstrou a preocupação da Empresa com o conceito de sustentabilidade e responsabilidade social, primeiro internamente, para que reflitam nos resultados dos processos produtivos e, depois, para os consumidores. A análise da visão da comunidade do entorno da Empresa demonstra a falta de comunicação efetiva entre estes dois atores, mas ressalta o valor da Carbocloro como empresa que busca o desenvolvimento sustentável e possui uma postura socialmente responsável pela participação em projetos sociais, além de serem visíveis as atividades para controle ambiental na cidade de Cubatão.

 

Carbocloro

Cubatão

Desenvolvimento sustentável

Gestão Ambiental

ISO 14.001