A ISO 14001 como parte integrante de um sistema de gestão para o desenvolvimento sustentável em uma empresa do setor químico – estudo de caso da carbocloro S/A

Data de Apresentação:09/05/2008 Autor: Edna Veloso de Medeiros
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tecnologias Ambientais
Profª. Drª. Elisabeth Pelosi Teixeira

Profª. Drª. Elisabeth Pelosi Teixeira

Prof. Dr. Mauro Tomazela

Profª. Drª. Silvia Pierre Irazusta

Nas últimas décadas, o cenário mundial relacionado ao meio ambiente mudou sensivelmente, transformando a variável ambiental num diferencial competitivo importante com o qual as empresas devem se preocupar. A implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) deve ser definida pela alta administração de uma empresa, resultando num forte compromisso da organização.

O objetivo deste trabalho é investigar o impacto que a implantação da ISO 14.001 teve no estabelecimento das políticas ambientais e no aprimoramento do SGA de uma indústria química no pólo petroquímico de Cubatão. O trabalho procura mostrar a contribuição da ISO 14.001 para a empresa Carbocloro, que se antecipou à obrigação legal e inseriu em sua missão o cuidado com o meio ambiente. O trabalho analisa a visão dos colaboradores em relação ao SGA da Empresa e a absorção e multiplicação dos conceitos ambientais adquiridos nos treinamentos. Foram analisados os benefícios advindos da implantação da ISO 14.001 e a integração desta certificação com outras como a ISO 9000 e a OHSAS 18000 também obtidas pela Empresa.

A coleta de dados foi feita através de observação participante, visitas técnicas à Carbocloro e à comunidade de entorno, e pesquisa de campo, com aplicação de questionários ao gestor ambiental, colaboradores da Empresa e líderes comunitários do entorno. A pesquisa permitiu concluir que a Carbocloro é ambiental e socialmente responsável, faz jus aos certificados que conquistou, promove o desenvolvimento da região onde está inserida, gera riquezas e, embora fabricando produtos altamente perigosos, gerencia sua linha produtiva para minimizar ao máximo os danos ambientais decorrentes de seu processo produtivo. A análise do questionário respondido pelo gestor ambiental da Empresa demonstrou que a ISO 14.001 foi adotada como um sistema para a manutenção e a implementação de atividades direcionadas para a sustentabilidade.

A pesquisa realizada junto aos colaboradores demonstrou a preocupação da Empresa com o conceito de sustentabilidade e responsabilidade social, primeiro internamente, para que reflitam nos resultados dos processos produtivos e, depois, para os consumidores. A análise da visão da comunidade do entorno da Empresa demonstra a falta de comunicação efetiva entre estes dois atores, mas ressalta o valor da Carbocloro como empresa que busca o desenvolvimento sustentável e possui uma postura socialmente responsável pela participação em projetos sociais, além de serem visíveis as atividades para controle ambiental na cidade de Cubatão.

Carbocloro

Cubatão