A modelagem matemática como ferramenta no ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos destinados à formação técnica/tecnológica

Data de Apresentação:10/08/2009 Autor: Marcelo Lucio Ferreira
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tecnologias Ambientais
Prof. Dr. Francisco Tadeu Degasperi

Prof. Dr. Francisco Tadeu Degasperi

Profª. Drª. Ruth Ribas Itacarambi

Prof. Dr. Dirceu D'Alkmin Telles

O Centro Paula Souza tem como finalidade, em um ambiente de investigação e de desenvolvimento de projetos, formar profissionais aptos a empreenderem uma atuação profissional qualificada dirigida à inovação e solução de problemas de base tecnológica, oferecendo aos alunos conteúdos e conhecimentos que lhes permitam promover atividades no setor produtivo ou em pesquisas aplicadas na sua área de atuação.

O ensino da Matemática deve levar em consideração o universo que cerca este aluno e suas necessidades dentro deste cenário, pois uma formação inadequada proporciona indivíduos que não identificam na disciplina uma forma de leitura, de entendimento da realidade.

O objetivo principal deste trabalho é apresentar a Modelagem Matemática, uma das diversas linhas de pesquisa na Educação Matemática, como importante ferramenta no desenvolvimento contextualizado do ensino e aprendizagem dos assuntos matemáticos que apresentam relevância na formação técnica/tecnológica, associando seus conceitos às necessidades exigidas no Centro Paula Souza.

Através de uma pesquisa de cunho exploratório e bibliográfico apresentamos como objeto de pesquisa, além da abordagem conceitual sobre a Modelagem Matemática, os trabalhos realizados no Laboratório de Tecnologia do Vácuo da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC-SP, que a partir da construção de modelos na busca de soluções dos problemas apresentados no cenário tecnológico proporcionam a aproximação entre o ambiente educacional tecnológico e o meio industrial.

Educação Matemática

Formação Técnica/Tecnológica