A qualidade nos estágios EAD corporativos: estudo de caso no 3° centro de telemática de área

Data de Apresentação:22/11/2011 Autor: Luís Felipe de Souza Salomão
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Profª. Drª. Eliane Antonio Simões

Prof. Dr. Dirceu D'Alkmin Telles

Os estágios oferecidos pelo 3º Centro de Telemática de Área (3º CTA), na modalidade de Educação a Distância (EAD), registraram um crescimento considerável em matrículas nos últimos anos, porém, registraram-se também, altos índices de evasão. A evasão, como constatada em várias publicações, constitui-se em um dos principais problemas enfrentados pela EAD, além de ser um fator de avaliação do sucesso ou o fracasso de um estágio e de influenciar diretamente no nível de qualidade oferecida pelos mesmos.

A ocorrência dos índices alarmantes de evasão conduziu ao objetivo deste estudo que foi o de propor soluções para mitigar a evasão nos estágios EAD do 3º CTA após a identificação de quais motivos levaram os alunos à desistência, utilizando-se algumas Ferramentas da Qualidade, como o Diagrama de Pareto e o Diagrama de Ishikawa. A abordagem exploratória teve como instrumento de investigação um questionário elaborado com base nas questões de afetividade promovida pela tutoria e nos fatores de desistência elencados em pesquisa realizada e disponível no Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil (Censo EAD.BR 2009).

A amostra foi composta de 475 alunos de dois estágios oferecidos no primeiro semestre de 2011 onde, da análise dos resultados, verificou-se a atuação positiva da tutoria quanto à afetividade e, destacaram-se como fatores de evasão a falta de tempo, a falta de apoio da Organização Militar do aluno, a falta de acesso aos recursos tecnológicos e problemas familiares.

EaD

Evasão