Português Ingles Espanhol

Dissertação

A qualidade nos estágios EAD corporativos: estudo de caso no 3° centro de telemática de área

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:22/11/2011 Autor: Luís Felipe de Souza Salomão
Curso:
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Linha de Pesquisa:
Formação Tecnológica
Orientador:
Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Profª. Drª. Eliane Antonio Simões

Prof. Dr. Dirceu D'Alkmin Telles

Resumo

Os estágios oferecidos pelo 3º Centro de Telemática de Área (3º CTA), na modalidade de Educação a Distância (EAD), registraram um crescimento considerável em matrículas nos últimos anos, porém, registraram-se também, altos índices de evasão. A evasão, como constatada em várias publicações, constitui-se em um dos principais problemas enfrentados pela EAD, além de ser um fator de avaliação do sucesso ou o fracasso de um estágio e de influenciar diretamente no nível de qualidade oferecida pelos mesmos.

A ocorrência dos índices alarmantes de evasão conduziu ao objetivo deste estudo que foi o de propor soluções para mitigar a evasão nos estágios EAD do 3º CTA após a identificação de quais motivos levaram os alunos à desistência, utilizando-se algumas Ferramentas da Qualidade, como o Diagrama de Pareto e o Diagrama de Ishikawa. A abordagem exploratória teve como instrumento de investigação um questionário elaborado com base nas questões de afetividade promovida pela tutoria e nos fatores de desistência elencados em pesquisa realizada e disponível no Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil (Censo EAD.BR 2009).

A amostra foi composta de 475 alunos de dois estágios oferecidos no primeiro semestre de 2011 onde, da análise dos resultados, verificou-se a atuação positiva da tutoria quanto à afetividade e, destacaram-se como fatores de evasão a falta de tempo, a falta de apoio da Organização Militar do aluno, a falta de acesso aos recursos tecnológicos e problemas familiares.

 

EaD

Evasão

Ferramentas da Qualidade