A questão da competência intercultural na formação do profissional em secretariado bilíngue

Data de Apresentação:15/12/2004 Autor: Silma Carneiro Pompeu
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Profª. Drª. Esméria Rovai

Prof. Dr. Jair Militão da Silva

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Esméria Rovai

Este trabalho propõe uma discussão e análise, por meio da narrativa da experiência profissional e acadêmica, das questões que permeiam o significado da competência intercultural na formação do Profissional em Secretariado Bilíngüe (PSEB).

O fato de este profissional estar inserido em contextos de diversidade lingüística e cultural faz com que se defronte, em alguns momentos, com situações de conflito que requerem essa competência, nem sempre destacada nos cursos em que são formados.

O relato de experiência aqui desenvolvido, fundamentado teoricamente, proporcionou a reflexão do conceito de competência intercultural, cujo desenvolvimento depende fortemente da percepção do conflito nas relações sociais por parte desses profissionais. Esta é a base da hipótese de pesquisa considerada pertinente para a formação do secretário bilíngüe.

competência intercultural

conflito