Data de Apresentação:02/05/2016 Autor: Nathan Cirillo e Silva

Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Luciano Silva

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

SILVA, N. C. A simulação dos protocolos de roteamento em redes veiculares para análise da influência da densidade e mobilidade veicular. 192 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016.

O avanço nas tecnologias de comunicação aliado aos anseios dos consumidores por mobilidade e conectividade estão possibilitando o surgimento de uma nova gama de aplicações que visam trazer uma maior segurança, conforto e entretenimento ao condutor. Nestas aplicações, a comunicação é uma tarefa desafiadora devido às próprias características das redes veiculares que envolvem variações de densidade e alta mobilidade. Por essa razão, diversos trabalhos têm citado a influência desses fatores na comunicação inter-veicular, porém são poucos os estudos, principalmente no Brasil, que conseguem comprova-la de maneira clara e objetiva. Sendo assim, neste trabalho procura-se identificar a influência da densidade e mobilidade na comunicação inter-veicular. Para atingir este objetivo, o protocolo de roteamento AODV foi implementado em diferentes cenários por meio de simulação no ambiente MOVE e NS2. Com base nas observações provenientes da simulação, o teste de falseabilidade de Popper foi aplicado, o que permitiu comprovar a existência dessa influência. Tal fato justifica-se principalmente pelas variações apresentadas em diversas métricas, como: taxa de pacotes enviados; taxa de pacotes recebidos; taxa de colisão de pacotes; taxa de bits enviados vs média de atraso ponto a ponto; e taxa de bits recebidos vs média de atraso ponto a ponto. Como resultado geral, constatou-se a importância da simulação na identificação de fatores que comprometem a comunicação, o que pode servir como base para o desenvolvimento de protocolos mais eficientes e capazes de se adaptar aos diversos tipos de cenários existentes.

Densidade

Mobilidade