A utilização da tecnologia da informação em supermercados: proposta de um modelo de maturidade

Data de Apresentação:24/07/2006 Autor: Alexey Carvalho
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Prof. Dr. José Augusto Guagliardi

No contexto do varejo de alimentos no Brasil, especificamente no setor supermercadista, vem ocorrendo inúmeras transformações que trazem consigo um imperativo de grande competitividade, de forma que a utilização da Tecnologia da Informação (TI) torna-se cada vez mais indispensável para a gestão do negócio.

Este estudo tem como objetivo identificar a situação da utilização da TI em supermercados, investigar e apresentar os principais modelos genéricos de maturidade utilizados na área de TI e propor um modelo de maturidade da utilização da TI para supermercados, com uma abordagem conceitual, mas que pode ser utilizado de maneira pragmática para medir a utilização da TI na empresa, de forma que esta possa contribuir para a estratégia do negócio e se constituir em vantagem competitiva. Para satisfazer os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico para conhecer as peculiaridades do setor, bem como suas tendências, as principais tecnologias empregadas e os principais modelos de maturidade utilizados na área de TI.

Posteriormente, foi desenvolvida uma pesquisa de campo com 22 supermercados, localizados em 17 cidades, na região de São José do Rio Preto, interior do Estado de São Paulo, onde foram realizadas entrevistas com os proprietários dos supermercados ou com os responsáveis pelo setor de informática ou tecnologia para identificar as tecnologias disponíveis e a forma como são utilizadas, além de captar percepções quanto à infra-estrutura e a utilização da TI como um todo.

Os conceitos dos modelos de maturidade e os resultados da pesquisa de campo serviram como base para a proposição do modelo de maturidade da utilização da TI em supermercados, que define as quatro dimensões analisadas no modelo: processos, conhecimento da TI, sua aplicação e práticas avançadas, escalonadas nos cinco níveis de maturidade: não-existente (0), básico (1), intuitivo (2), integrado (3), gerenciado (4) e avançado (5).

Modelo de Maturidade

Supermercado