ANÁLISE DOS ESFORÇOS DE CORTE EM PEÇAS FIXADAS POR SISTEMA DE VÁCUO

Prof. Dr. Humber Furlan

Profa. Dra. Edilene de Cássia Dutra Nunes

Prof. Dr. Eduardo Acedo Barbosa

DUARTE JUNIOR, D. C. Análise dos esforços de corte em peças fixadas por sistema de vácuo. 52 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

Um dos grandes desafios no ramo da usinagem de materiais ferrosos e não ferrosos é o método de fixação do produto que será usinado em máquinas operatrizes, principalmente quando este produto possui perfil irregular onde os métodos convencionais de fixação podem deformar o produto devido ao torque de aperto excessivo ou, no caso de uma fixação insuficiente para vencer a força de corte da ferramenta durante o processo de usinagem, pode ocasionar em acidentes de trabalho ao arrancar o produto do dispositivo de fixação. Baseado neste problema de campo e aplicando a Tecnologia do Vácuo para fixação e mobilidade de objetos, um projeto de dispositivo foi desenvolvido, construído e testado para validar sua eficiência em campo. Ao citar a Tecnologia do Vácuo, deve-se também, citar qual o material utilizado como sistema de vedação. Nesta pesquisa de campo foram utilizados um Elastômero Comum e um Polímero Termofixo como materiais de vedação. A metodologia de pesquisa utilizada foi o Design Science Research como base científica para construção, aplicabilidade e validação do protótipo utilizado nesta dissertação. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostraram que, quanto maior a área de contato da peça com o sistema de fixação por vácuo e quanto menor sua altura, melhor será a fixação durante a usinagem e que, a, Tecnologia do Vácuo aplicada na fixação de produtos para usinagem em máquinas operatrizes, consiste num tema de pesquisa que merece e necessita de atenção no ramo científico .

Sistemas Produtivos

Parâmetros de Usinagem

Sistema de fixação à vácuo

Polímero Termofixo