Análise comparativa de métodos multicritérios de apoio à decisão na ordenação de softwares simuladores de tráfego.

Data de Apresentação:22/05/2018 Autor: Glauber Roger Neves
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

Prof. Dr. Fabio Henrique Pereira

NEVES, G. R. Análise comparativa de métodos multicritérios de apoio à decisão na ordenação de softwares simuladores de tráfego. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

Os softwares simuladores de tráfego se utilizam da tecnologia de informação para realizar o gerenciamento e controle de sistemas de transporte. Os simuladores permitem prever e aperfeiçoar a viabilidade de um projeto real, sem a necessidade de que o evento ocorra. Diversas plataformas com distintas propriedades estão disponíveis, todavia, uma seleção adequada de um simulador geralmente representa um problema complexo. Neste contexto, esta dissertação tem por objetivo comparar três métodos de apoio à tomada de decisão multicritério na ordenação de simuladores de tráfego. Uma das críticas sobre os métodos multicritérios, é que diferentes técnicas podem produzir diferentes resultados quando aplicado ao mesmo problema. Além de verificar a consistência dos resultados, utilizando-se de grupos de critérios, este estudo também apresenta uma percepção da aplicabilidade, complexidade, e laborosidade requerida do usuário quanto à aplicação dos métodos AHP, TODIM e PROMETHEE II. Os resultados confirmaram que o método AHP é o menos complexo, porém é o mais trabalhoso e se torna impraticável quando existe um grande número de elementos envolvidos. O método TODIM traz em sua estrutura diferentes características, sendo a principal delas a sua estruturação com base na Teoria dos Prospectos. No método PROMETHEE II, a classificação ordenada das alternativas é obtida de acordo com os valores de fluxos líquidos e sua complexidade está vinculada à definição das funções de preferências. A aplicação dos métodos multicritérios indicou que, embora os três métodos se baseiem em diferentes paradigmas e os resultados das classificações apresentem algumas variações, os métodos são aptos para determinar as melhores e piores alternativas referentes aos softwares simuladores de tráfego.

AHP

Métodos Multicritérios