Análise da Evasão nos Cursos Superiores de Tecnologia de FATECs: um estudo baseado na medida de efetividade.

Data de Apresentação:05/07/2017 Autor: Hiléia Oliveira Carbonari
Gestão e Avaliação
Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Prof. Dr. Vivaldo José Breternitz

CARBONARI, H.O. Análise da Evasão nos Cursos Superiores de Tecnologia de FATECs: um estudo baseado na medida de efetividade. 145 fls. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

O principal objetivo desta pesquisa é analisar a evasão em dezesseis cursos superiores de tecnologia das FATECs do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, a partir do cálculo da Medida de Efetividade (Mef), que é um indicador calculado semestralmente por meio da razão entre diplomados e ingressantes. O objetivo desdobra-se em outras questões direcionadas às características dos cursos superiores de tecnologia, às características do aluno e às características da profissão de Tecnólogo que, individualmente, a cada curso, foram analisadas por padronização e correlacionadas com a variável dependente Mef. O recorte temporal dá-se entre o o 2º Semestre de 2010 (ingressantes) e o 2º Semestre de 2015 (concluintes). A pesquisa é do tipo descritiva/exploratória, tendo como referenciais estatísticos: média, desvio padrão, padronização e correlação linear. Os resultados indicam que as principais variáveis que afetam a Medida de Efetividade dos Cursos Superiores de Tecnologia são: a demanda pelo programa, a idade dos alunos e a oferta de emprego no mercado de trabalho local.

Curso Superior de Tecnologia

Educação profissional