Análise das dimensões de TI como suporte à proposta de valor de uma empresa social.

Data de Apresentação:28/03/2018 Autor: Edgar de Souza
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano

Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano

Profª. Drª. Eliane Simões

Prof. Dr. Felipe Mancini

Essa pesquisa busca analisar como a Tecnologia da Informação suporta a proposta de valor social de uma Empresa Social com 15 anos de existência.

Sob a lente das Dimensões de TI desenvolvidas por Albertin (2012), busca-se compreender a evolução do uso da tecnologia da informação pela Empresa em benefício dos negócios. As dimensões de T – uso de TI, benefícios oferecidos, contribuição para o desempenho empresarial, governança e administração de TI, e o papel dos executivos – se apresentam como importante mecanismo para avaliação de TI em benefício dos negócios.

Sob as lentes do Modelo de Negócios Canvas para Empreendimentos Sociais, desenvolvido por Ingrid Burkett (2017), busca-se compreender o modelo de negócios da Empresa. A Empresa é um empreendimento criado em 2003 com o intuito de estimular a cultura de doação no Brasil, conectando as organizações brasileiras que precisam de apoio para seus projetos socioambientais aos investidores sociais.

Para suportar seu objetivo a Empresa desenvolveu um sistema, similar ao que é hoje conhecido como crowdfunding, pela qual as entidades cadastram seus projetos para serem avaliados. Uma vez aprovados e aceitos, esses projetos passam a ser listados nesse sistema, aqui chamado de Plataforma, e ficam disponíveis para receberem doações.

Considerando o empreendimento da Empresa como algo orgânico – logo passível de transformações – cabe a reflexão sobre como a proposta de valor social se transformou ao longo do tempo. Como se modificaram as parcerias, como se modificaram as entregas, como se transformou o valor social entregue, e como a TI suportou essas modificações?

Nos seus 15 anos de operação, a Empresa já arrecadou mais de R$ 18 milhões, destinados a 188 projetos de todo o Brasil e seu modelo já foi replicado na África do Sul e em Portugal.

Análise das dimensões

valor de uma empresa social