Análise de alinhamento entre a tecnologia da informação e negócios numa empresa de Bureau de crédito

Data de Apresentação:31/05/2017 Autor: Renata Maria Nogueira de Oliveira
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Carlos Hideo Arima

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima

Prof. Dr. Antonio Robles Junior

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

OLIVEIRA, R. M. N. Análise de alinhamento entre a tecnologia da informação e negócios numa empresa de bureau de crédito. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

Espera-se que o uso estratégico da TI permita a iniciativa de novas estratégias competitivas e não só sustente as operações de negócio das empresas. Nos últimos anos, os executivos têm continuamente identificado o alinhamento estratégico entre TI e negócio como uma das suas principais preocupações ainda não apropriadamente endereçadas. Diversos modelos têm sido utilizados para investigar este alinhamento, sua maturidade e para auxiliar na sua implantação. O propósito desta pesquisa foi analisar os processos de alinhamento estratégico de TI e unidades de negócio em uma instituição de serviços financeiros, por meio de um estudo de caso, avaliando o impacto na percepção de alinhamento entre as áreas. A metodologia adotada neste estudo compreende a revisão bibliográfica com base em levantamento de fontes acadêmicas e empresariais, visitas a sítios especializados e o desenvolvimento de um estudo de caso para analisar os processos do alinhamento estratégico de TI. Adicionalmente, foi apresentada uma proposta de relacionamento entre os principais critérios do modelo de maturidade do alinhamento estratégico de TI e Negócio de Luftman e os processos do COBIT. Apresentando as interações percebidas e as possibilidades de integração existente entre os dois modelos, para contribuir com o aumento da maturidade do alinhamento estratégico.

Alinhamento Estratégico de TI

Planejamento Estratégico de TI