Data de Apresentação:10/04/2017 Autor: Jackson Gomes Soares Souza

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima

Prof. Dr. Antonio Benedito Silva Oliveira

Prof. Dr. Getulio Kazue Akabane

SOUZA, J. G. S. Análise de tratamento da segurança da informação na gestão de riscos da governança de tecnologia da informação de uma instituição de ensino público federal. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

A informação é um recurso crescente para o desenvolvimento do ciclo de negócios das organizações, e a Tecnologia da Informação (T.I.), assim como as pessoas envolvidas nesse ciclo, desempenha um papel significativo. A governança de T.I. consiste em aspectos de liderança, estrutura e processos para que a área de tecnologia da informação suporte e aprimore estratégias e objetivos organizacionais, tratando também dos riscos relacionados à segurança dos ativos de informação, uma vez que sua identificação e mensuração proporciona maior controle quanto às incertezas e oportunidades. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo verificar o tratamento dado à segurança da informação dentro da gestão de riscos na governança de T.I. em uma instituição de ensino público federal, analisando aspectos da gestão de risco, que envolvem princípios como organização de segurança e infraestrutura, políticas de segurança, normas e procedimentos, programa de segurança, treinamento e conscientização da cultura de segurança e adequação. Trata-se de uma pesquisa exploratória mista, com estudo de uma instituição de ensino público federal desenvolvido por meio de questionários para levantamento e análise dos dados relativos às práticas de segurança da informação dentro da governança de T.I. A partir dos dados analisados, observou-se que os componentes verificados possuem aplicação na instituição, permitindo a implementação e manutenção de princípios, compreensão do ambiente de riscos no qual opera e oportunidades que este oferece.

Gestão de riscos

Governança Corporativa