Análise do tripé da sustentabilidade no transporte por cabotagem: um estudo de caso em uma empresa transportadora na rota manaus(AM) a santos(SP)

Data de Apresentação:19/12/2014 Autor: Denilson Luiz de Carvalho
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Getúlio Kazue Akabane

Prof. Dr. Getúlio Kazue Akabane

Prof. Dr. Roberto Giro Moori

Prof. Dr. Antonio César Galhardi

A pesquisa objetivou levantar, analisar e divulgar a sustentabilidade do transporte por cabotagem por meio da análise do “triple bottom line”, ou o tripé da sustentabilidade (econômico, social e ambiental), em uma operação real da empresa transportadora no Brasil, a Aliança Navegação e Logística.

A rota definida tem como origem em Manaus (AM) com destino a Santos (SP), devido a ser a rota com maior tempo de trânsito das operações de cabotagem que a empresa executa. Em concordância com a evidenciação de alguns autores foram definidos os parâmetros custo, responsabilidade social e emissão de CO2 para as partes econômica, social e ambiental do tripé, respectivamente.

O método usado foi um estudo de caso único, incorporado (pois versa sobre a sustentabilidade no transporte por cabotagem), de natureza exploratória e descritiva. O delineamento foi bibliográfico e abordagem qualitativa nas análises dos impactos do tripé e quantitativa no levantamento e exame estatístico das variáveis custo, CO2 e responsabilidade social dos operacionalizadores do sistema e da comunidade.

A análise foi realizada através do cálculo do custo da operação por tonelada por quilômetro, do levantamento e análise das ações sociais da empresa para com os stakeholders e cálculo da quantidade de CO2 emitido na operacionalização do transporte por cabotagem aqui definido.

Cabotagem

Desenvolvimento sustentável