Análise dos pontos críticos e de controle no gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde com vistas à minimização de riscos à saúde e impactos ambientais no município de ilha solteira – sp

Data de Apresentação:08/12/2011 Autor: Marcia Cristina Nobukuni
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tecnologias Ambientais
Profª. Drª. Elisabeth Pelosi Teixeira

Profª. Drª. Elisabeth Pelosi Teixeira

Profª. Drª. Maria Angela de Moraes Cordeiro

Profª. Drª. Silvia Pierre Irazusta

O objetivo desta pesquisa foi apontar e analisar os pontos críticos do gerenciamento dos Resíduos de Serviço no Município de Ilha Solteira – SP; visando a minimização dos riscos ocupacionais e os impactos ambientais.

A pesquisa foi realizada de forma descritiva com a realização de anotações, em formulário próprio, durante o acompanhamento da coleta dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) foram realizadas anotações referente às condições de acondicionamento, segregação, armazenamento, coleta e transporte dos RSS nos estabelecimentos de saúde geradores no município de Ilha Solteira – SP.

Os estabelecimentos foram identificados através dos cadastros contidos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), e através dos registros da prefeitura municipal. Além das anotações qualitativas por estabelecimento, foi realizada a pesquisa quantitativa através da pesagem dos RSS. Com os resultados quantitativos foi possível analisar a representatividade da amostragem e obter o índice de geração de resíduos municipal que correspondeu a 0,528 (Kg/hab/ano). Como ponto crítico destaca-se a ausência do Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) nos estabelecimentos.

Os resultados qualitativos indicam que os estabelecimentos precisam se adequar às normas vigentes de gerenciamento dos RSS de maneira integrada e implantar o PGRSS; além de fornecer programas de educação continua e campanhas de conscientização ; e capacitação para todos os envolvidos no processo.

Gerenciamento

Gestão