APLICAÇÕES DE PROJEÇÃO DE LUZ ESTRUTURADA EM METROLOGIA E CONTROLE DE QUALIDADE PARA PROCESSOS INDUSTRIAIS: ANÁLISE DE LENTES E DE MICRO SUPERFÍCIES

Data de Apresentação:17/06/2020 Autor: Marlene Correa Henrique
Gestão da Produção e de Operações
Prof. Dr. Eduardo Acedo Barbosa

Prof. Dr. Eduardo Acedo Barbosa

Prof. Dr. Carlos Frajuca

Prof. Dr. Humber Furlan

HENRIQUE, M.C. Aplicações de projeção de luz estruturada em metrologia e controle de qualidade para processos industriais: análise de lentes e de micro superfícies. 68f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

Este trabalho teve por objetivo conceber, estudar e desenvolver técnicas para a caracterização de lentes e caracterização de relevo de placas de amostras poliméricas de texturas submilimétricas por meio de projeção de luz estruturada. As lentes caracterizadas são unifocais e multifocais (progressivas) para fins oftálmicos, enquanto as amostras poliméricas são utilizadas em painéis automotivos. A luz estruturada, na forma de um padrão de franjas retas e paralelas, foi produzida utilizando-se um interferômetro de Michelson iluminado por um laser de potência 100 mW emitindo em 532 nm. Incidindo-se a luz obliquamente sobre os objetos estudados, realizaram-se as medidas de relevo e de potência dióptrica. Os padrões de franjas formados sobre as superfícies analisadas foram processados por técnicas de four-stepping e phase unwrapping. Os resultados evidenciaram a medição bem sucedida da potência de lentes e apontam para o desenvolvimento de um dispositivo comercial que pode oferecer processos de controle de qualidade mais simples e menos dispendiosos para fabricantes de lentes oftálmicas. Da mesma forma, os resultados mostram uma alternativa aos equipamentos comerciais já disponíveis no mercado para a medição do relevo das amostras poliméricas; o aprimoramento e a automatização desta técnica devem permitir sua utilização em indústrias automotivas, com vantagens como simplicidade e baixo custo.

Luz estruturada

Projeção de franjas