Data de Apresentação:06/04/2016 Autor: Clivanei Gonçalves de Mello

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima

Prof. Dr. Getúlio Kazue Akabane

Prof. Dr. Fernando de Almeida Santos

MELLO, C. G. de. Aplicação de máquinas Multitarefas para usinagem de peças complexas do setor aeronáutico Brasileiro em conjunto com técnicas de Manufatura Enxuta e Gestão de Ativos – Estudo de Caso. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016.

Esta pesquisa estuda, por meio de estudo de caso, a integração entre o uso de máquina Multitarefa para usinar peças complexas do setor aeronáutico, os princípios da Manufatura Enxuta e as técnicas de Gestão de Ativos, e para possibilitar uma ligação entre estes três temas da pesquisa, abordada também as técnicas de Planejamento e Controle da Produção. O método aplicado na pesquisa foi o qualitativo, por meio de revisão bibliográfica e estudo de caso. A aplicação da máquina Multitarefa, estudada no sentido de identificar as características técnicas de versatilidade e capacidade de execução de várias operações, revelou a possibilidade de eliminar etapas dos processos de fabricação, melhorar a qualidade e aumentar nível de automação, além de manter a flexibilidade. A Multitarefa possibilita, portanto, eliminar desperdícios e melhorar o fluxo do valor, e contribui com a Manufatura Enxuta, cujas observações e estudos, sobre a difusão e aplicação dos conceitos, princípios e técnicas, realizados a partir do programa de excelência empresarial da Embraer, destacam a importância das células de manufatura e dos eventos Kaizen, para adicionar valor, promover a busca pela perfeição e o fluxo contínuo, três dos cinco princípios do Sistema Toyota de Produção. Quanto às técnicas de Gestão de Ativos, observa-se, por meio de aplicação prática, o uso das técnicas de análise investimentos, Valor Presente Líquido (VPL), Período de Recuperação do Capital (Payback) e Taxa Interna de Retorno (TIR), para suportar o processo de gestão de investimentos em tecnologias avançadas de fabricação. Estuda-se o ciclo de investimento de dois projetos mutuamente excludentes para usinagem de peça complexa, o primeiro, para adquirir um conjunto de máquinas, e o segundo para comprar uma única máquina Multitarefa, capaz de usinar a mesma peça. No segundo projeto, a Multitarefa mostrou-se mais viável, conclusão que não seria possível sem o uso das técnicas de Gestão de Ativos. Ao final, observa-se, por meio de um quadro genérico, algumas das características de cada uma das técnicas estudadas, e os fatores de integração identificados.

Gestão de Ativos

Manufatura Enxuta