Aplicação de técnicas de mineração de dados na avaliação de resultados de teste de competência de leitura de palavras (TCLP)

Data de Apresentação:09/03/2009 Autor: José Cassiano Grassi Gunji
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Prof. Dr. Maurício Amaral de Almeida

Prof. Dr. Maurício Amaral de Almeida

Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Prof. Dr. Elizeu Coutinho Macedo

O objetivo desta dissertação é analisar os resultados obtidos com a aplicação do Teste de Competência de Leitura de Palavras (TCLP) com uma abordagem complementar, utilizando-se técnicas de Mineração de Dados (MD).

O TCLP tem como finalidade avaliar o progresso do processo de alfabetização de alunos do Ensino Fundamental. O teste classifica um aluno como estando na série apropriada ao seu desenvolvimento, adiantado ou atrasado.

Tal classificação é feita com ferramentas estatísticas. Com a aplicação de MD, este trabalho explora a possibilidade de que os resultados da aplicação do teste tragam ocultas informações não evidentes e as tornem úteis. Foram aplicadas três tarefas de MD aos dados: classificação, agrupamento (seguido de nova classificação) e extração de regras de associação.

Os resultados obtidos são apresentados após a aplicação dos algoritmos e da interpretação de seus resultados. Foram observadas informações não evidentes quanto aos dados do teste, quanto aos alunos que responderam ao teste e quanto à formulação do teste em si.

alfabetização

avaliação