Português Ingles Espanhol

Dissertação

Aplicação de técnicas de mineração de textos para classificação de ementas da jurisprudência da justiça do trabalho de são paulo

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:23/09/2011 Autor: Thiago Ferauche
Curso:
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Linha de Pesquisa:
Formação Tecnológica
Orientador:
Prof.Dr. Maurício Amaral de Almeida
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Maurício Amaral de Almeida

Prof. Dr. Edson Satoshi Gomi

Profª. Drª. Márcia Ito

 

Resumo

O objetivo desta dissertação é avaliar a utilização de técnicas de mineração de textos para a classificação das ementas que compõem a jurisprudência do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – São Paulo.

A ementa da jurisprudência é um resumo da decisão jurídica, relevante o suficiente para ser utilizada como exemplo para outros litígios. O Serviço de Gestão Normativa e Jurisprudencial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – São Paulo realiza a classificação destes documentos por assuntos, com o intuito de auxiliar a pesquisa dos mesmos.

Com a aplicação de técnicas de mineração de textos, em conjunto com técnicas de aprendizado supervisionado, utilizando-se de documentos previamente categorizados, foi avaliada eficácia da classificação automática realizada pelo computador de documentos desconhecidos do modelo de aprendizagem, e comparado seus resultados com os de um especialista humano.

Informática Jurídica

Inteligência Artificial

Jurisprudência

Mineração de Textos