Aprendizagem ativa na educação profissional: aplicação do beer game no curso técnico em logística.

Data de Apresentação:03/05/2019 Autor: Elaine de Fatima Soares Macedo
Formação do Formador
Profª. Drª. Celi Langhi

Profª. Drª. Celi Langhi

Profª. Drª. Luci Mendes de Melo Bonini

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

MACEDO, E. F. S. Aprendizagem ativa na educação profissional: aplicação do Beer Game no curso técnico em logística. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

Os constantes avanços ocorridos nas últimas décadas no campo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação produziram impacto em diversas áreas do conhecimento, especialmente na educação que, por sua vez, precisou atualizar-se para suprir as necessidades criadas em decorrência dessas novas tecnologias. Mudanças nos processos educacionais tradicionais foram inevitáveis fazendo com que o professor assumisse uma nova postura em sala de aula, impelindo a adoção de novos caminhos para estimular a aprendizagem dos alunos, sobretudo utilizando-se das metodologias ativas. Esta pesquisa visa investigar em nível teórico a aprendizagem ativa e suas metodologias e explorar em nível prático a utilização da metodologia ativa denominada game-based learning, ou aprendizado baseado em jogos. O objetivo geral é verificar se a aprendizagem ativa pode contribuir para a aprendizagem de alunos do curso técnico em logística. O objetivo específico é identificar as áreas do conhecimento que abordam as metodologias ativas verificando a amplitude do seu campo de aplicação no âmbito acadêmico, por meio de um levantamento bibliométrico dos artigos de conteúdo irrestrito que estão sediados no Portal de Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O método de pesquisa utilizado foi o exploratório, com enfoque quantitativo, que contou com uma amostra de 34 estudantes, e utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado com perguntas fechadas. Os resultados indicaram que os alunos participantes da atividade de aprendizagem ativa obtiveram um aproveitamento de 32,1% maior do que os alunos que participaram da aula com abordagem tradicional. Como sugestão de intervenção em cursos de logística do ensino técnico propõe-se a aplicação do jogo Beer Game para compor as estratégias de ensino-aprendizagem da disciplina de Gestão da Cadeia de Abastecimento.

Educação Profissional

Ensino Técnico