Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Dissertação

Aprendizagem Baseada em Projetos em cursos superiores de tecnologia a distância: estudo de caso da FIAP

Curso: Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

Linha de Pesquisa: Formação do Formador

Autor: Marta Hiromi Mendes

Orientador: Profa. Dra. Celi Langhi

Data de Apresentação: 17/06/2020

Contato: mestrado@cps.sp.gov.br


BANCA

Profa. Dra. Celi Langhi

Prof. Dr. Renan Antônio da Silva

Prof. Dr. Leandro Rubim de Freitas

Prof. Dr. Emerson Freire

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez


RESUMO

MENDES, M. H. Aprendizagem Baseada em Projetos em cursos superiores de tecnologia a distância: estudo de caso da FIAP, 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.


Com a demanda por cursos a distância aumentando no cenário educacional, é importante entender quais metodologias estão sendo aplicadas a essa modalidade de ensino. A maioria das instituições prefere, por questões financeiras, não investir em muitos recursos na elaboração dos cursos a distância, sem entender se o modelo praticado nos cursos presenciais é o melhor quando apenas transposto sem adaptações para outra modalidade. Além do desafio de produzir cursos de qualidade na modalidade a distância para o nível superior, as instituições também precisam analisar se os objetivos propostos estão de acordo com o perfil do estudante. Pensando em uma forma de tornar os processos de ensino e de aprendizagem significativos, o método de projetos foi estudado como uma das possíveis abordagens de cursos a distância. O presente trabalho tem por objetivo verificar os pressupostos para a
aplicação adequada da Aprendizagem Baseada em Projetos em cursos superiores de tecnologia oferecidos na modalidade a distância. O método de pesquisa foi exploratório, com um estudo de caso realizado na FIAP – Centro Universitário1, instituição que aplica esse método em seus cursos. Os resultados indicaram que é possível desenvolver cursos com essa abordagem e que são necessários investimentos significativos por parte das instituições para se trabalhar com aprendizagem baseada em projetos. Como produto deste estudo foi proposto um modelo de aplicação de método de projetos para cursos de tecnologia a distância como um recurso para a aprendizagem significativa.


PALAVRAS-CHAVE
Ensino Superior, Ensino a Distância, Método de Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Significativa