Arquitetura de software de domínio específico: um modelo aplicável a sistemas de informação no setor de telefonia móvel celular

Data de Apresentação:08/12/2006 Autor: Rogério Coelho Guimarães
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Prof. Dr. Aristides Novelli Filho

Prof. Dr. Aristides Novelli Filho

Prof. Dr. Maurício Amaral de Almeida

Prof. Dr. Francisco Eugênio Barrella

O setor de telecomunicações é um dos mais dinâmicos e competitivos atualmente no mercado brasileiro, com destaque ao segmento de telefonia móvel celular. Neste contexto, a participação dos Sistemas de Informação é decisiva, pois são responsáveis pelo suporte e viabilidade da maioria dos processos de negócio existentes.

Alguns fatores, como alterações tecnológicas e regulatórias, podem provocar mudanças nos modelos de negócio, conseqüentemente, novos Sistemas de Informação surgem ou alteram-se. Neste sentido, a melhoria do processo de desenvolvimento é o grande desafio da indústria de software e a utilização de arquiteturas de referência, principalmente para domínios específicos e para sistemas grandes e complexos, uma alternativa válida para isto.

Diante desta perspectiva, o principal objetivo deste trabalho é apresentar e discutir um processo de criação de Arquitetura de Software de Domínio Específico (Domain Specific Software Architecture – DSSA ), com o apoio de artefatos da Engenharia de Domínio e de processos e técnicas da Engenharia de Requisitos, entendendo que seu emprego é adequado ao domínio da telefonia móvel celular. Para isto, visando exemplificar o processo de criação, é descrita uma arquitetura de referência para sistemas de faturamento conjunto, voltada ao segmento de telefonia móvel celular.

Co-Faturamento (Co-Billing)

Domain Specific Software Architecture (DSSA)

Engenharia de Domínio..

Engenharia de Requisitos