Data de Apresentação:26/03/2018 Autor: Sergio Pamboukian

Prof. Dr. Roberto Kanaane

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Amália Neide Covic

PAMBOUKIAN, S. As competências requeridas no século XXI dos egressos dos cursos superiores de tecnologia em Mecânica e Soldagem da FATEC-SP. 196f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

Foi realizada pesquisa qualiquanti utilizando o método descritivo e como técnicas a pesquisa bibliográfica. Adotou-se uma amostra não probabilística. A coleta de dados se utilizou de três questionários eletrônicos com escala Lickert e perguntas abertas. Através do sujeito de pesquisa “empregadores” objetivou-se caracterizar quais as competências requeridas dos egressos dos cursos superiores de tecnologia em Mecânica e Soldagem da Faculdade de Tecnologia de São Paulo visando à contratação de egressos, face aos efeitos da quarta revolução industrial em andamento. De forma concomitante, questionou-se aos professores dos cursos qual o nível de desenvolvimento das competências proporcionado pelos cursos pesquisados e de que maneira o desenvolvimento de cada uma das competências podem ser ampliadas. Da mesma forma, foram caracterizadas as competências pelos gestores e avaliada a viabilidade de utilização do modelo de competências para estruturação dos currículos e do Plano Pedagógico dos Cursos em estudo. A análise e interpretação dos dados foram realizadas através de triangulação e referente às questões abertas foi realizada análise interpretativa textual. Como resultados, 17 das 18 das competências requeridas para o século XXI foram caracterizadas como “extremamente importantes” e “muito importantes” pelos empregadores todas 18 pelos gestores da FATEC-SP. Foram elencadas pelos professores alternativas para desenvolver cada uma das competências dos alunos e a viabilidade de utilização do modelo de competências para a reestruturação de currículos e Planos Pedagógicos dos cursos pesquisados foi ratificada pelos gestores.

Curso Superior de Tecnologia

FATEC-SP