AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA PARA OS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA SOB A PERSPECTIVA DOS FUNCIONÁRIOS

Data de Apresentação:15/04/2021 Autor: Adriane Camargo Rezende Perdigão
Formação do Formador
Prof. Dr. Roberto Kanaane

Prof. Dr. Roberto Kanaane - CEETEPS

Profa. Dra. Marisa Pereira Eboli - FIA

Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS

PERDIGÃO, A. C. R. As contribuições da educação corporativa para os processos de comunicação interna: estudo em uma instituição financeira na perspectiva dos funcionários.118f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

O presente trabalho teve por objetivo analisar o processo de Educação Corporativa e sua influência na Comunicação Interna vigente em uma Instituição Financeira. Quanto aos objetivos específicos a pesquisa pretendeu caracterizar ações e práticas adotadas pela Instituição quanto à Educação Corporativa sob a perspectiva dos colaboradores; analisar os meios de Comunicação Interna utilizados pela Instituição Financeira sob a perspectiva dos funcionários; verificar a opinião dos colaboradores quanto à eficácia dos processos de Educação Corporativa no âmbito da Comunicação Interna e identificar a opinião dos mesmos quanto às competências técnicas e comportamentais, relacionadas à Comunicação Interna, que estão sendo requeridas no contexto atual do mercado financeiro. A pesquisa teve caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto aos meios de investigação este trabalho pode ser classificado como um estudo de caso. Foi utilizado um questionáriocom perguntas fechadase abertas, que usou a Escala Likert de 05 pontos. As perguntas foram enviadas à uma amostra não probabilística, por conveniência da pesquisadora, de colaboradores da referida instituição. Os sujeitos da pesquisa foram 278 funcionários. Os resultados sinalizaram competências técnicas e comportamentais que os respondentes consideram relevantes no contexto atual do mercado financeiro. Identificou-se que a Educação Corporativa exerce um papel relevante na viabilização das ações de Comunicação e concluiu-se que os objetivos estabelecidos foram alcançados. O estudo sugere a utilização de um Workshop que promova a reflexão sobre o papel dos funcionários nos processos comunicativos por meio de atividades que o auxiliem no aprimoramento desta competência.

Instituição Financeira

Educação Corporativa