As demandas sociais e a educação continuada do comandante de polícia militar do estado de são paulo.

Data de Apresentação:18/04/2016 Autor: José Roberto Rosas Júnior
Desenvolvimento Tecnológico em Sistemas Produtivos
Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Eliane Antonio Simões

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

“As demandas sociais e a educação continuada do comandante de Polícia Militar do Estado de São Paulo” trata de estudo sobre o estabelecimento do sistema responsável pela atualização das competências essenciais que devem adquirir os ocupantes do nível estratégico da Instituição. Tem como finalidade identificar se há a necessidade da implementação de programas de educação continuada para oficiais de alta patente da PMESP, a partir da própria percepção de coronéis e tenentes-coronéis sobre a competência efetiva e a competência esperada.

A metodologia aplicada se baseou em pesquisa exploratória e bibliográfica, buscando-se analisar quais as principais mudanças que ocorrem na sociedade civil, o desenvolvimento profissional nas organizações modernas e, principalmente, o sistema de ensino policial-militar, a partir da formação do comandante de polícia, os decorrentes processos de atualização profissional e o relacionamento entre as suas partes. Nesse contexto, a pesquisa de campo desenvolveu-se por meio de questionário para os coronéis e os tenentes-coronéis, identificando-se suas percepções com relação à própria formação profissional e as necessidades de atualização por competências que poderiam auxiliá-los a atuar de forma mais assertiva; e, por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado, realizadas com coronéis veteranos e experientes nos processos decisórios da educação, treinamento, desenvolvimento e cultura policial-militar, as quais desvelaram um quadro sobre as metodologias de treinamento e desenvolvimento utilizadas na Instituição, também um mapa particular sobre as principais características, as estratégias, os recursos tecnológicos, as metodologias aplicadas e as infraestruturas existentes.

Da discussão dos resultados, concluiu-se que o sistema de ensino policial-militar, embora promissor no atendimento de várias das necessidades de formação, apresenta margens para o aprimoramento de sua capacidade em suprir as demandas pertinentes à educação continuada dos oficiais PM, e que o atual comandante de Polícia Militar tem a percepção que carece de conhecimentos e habilidades para a busca da excelência dos serviços prestados, de maneira a conduzir sua competência funcional sem lacunas e duplicidades, com papel claramente definido, para melhorar a governança, facilitar a relação entre os colaboradores que funcionam de modo articulado e sistêmico com a Instituição e, por decorrência, auferindo melhores resultados, principalmente quanto às demandas da sociedade contemporânea.

Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública

Gestão de pessoas