Data de Apresentação:10/08/2018 Autor: Graziela Bizin Panza

Profª. Drª. Iwona Otola

Profª. Drª. Eliane Antonio Simões

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

PANZA, G. B. As empresas sociais e o desenvolvimento da logística reversa sob as lentes teóricas de criação de valor econômico, social e ambiental: um estudo exploratório no Brasil e na Polônia. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

Este trabalho tem por objetivo verificar como as empresas sociais estão desenvolvendo a logística reversa sob as lentes teóricas de criação de valor econômico, social e ambiental no Brasil e na Polônia. Para a realização desta pesquisa foi utilizado a abordagem qualitativa do tipo exploratório descritivo, com análise de conteúdo instrumentalizada por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, junto aos gestores das empresas sociais no Brasil e na Polônia,

além de uma revisão bibliográfica sobre “business model”, “reverse logistics”, e “social enterprises”, para auxiliar na elaboração e validação das questões mais pertinentes sobre o modelo de negócios das empresas sociais. A revisão bibliográfica permitiu ratificar a escolha do uso das lentes teóricas de Richardson (2008), Osterwalder e Pigneur (2005), Bocken et al. (2013) e Joyce e Paquin (2016) as quais foram utilizadas para as análises deste estudo, a fim de estudar o desenvolvimento da logística reversa por meio das empresas sociais sob as lentes teóricas de criação de valor econômico, social e ambiental. Dentre os resultados pode-se destacar a criação de valor para além do valor financeiro, inclusão social por meio da geração de trabalho e renda, limpeza do município e descarte adequado dos matérias recicláveis, valor ecológico por meio de reduções de impacto ambiental e valor ecológico positivo regenerativo.

modelo de negócios

logística reversa