Português Ingles Espanhol

Dissertação

As políticas de internacionalização da educação profissional e tecnológica: Um estudo de caso na perspectiva da gestão participativa entre Ceeteps e Senati.

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:26/02/2019 Autor: Marcela Mendes
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Gestão e Avaliação
Orientador:
Profª Drª Ivanete Bellucci Pires de Almeida
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profª. Drª. Ivanete Bellucci Pires de Almeida

Prof. Dr. Luis Enrique Aguilar

Profª. Drª. Sueli Soares dos Santos Batista

Resumo

MENDES, Marcela. As Políticas de Internacionalização da Educação Profissional e Tecnológica: um Estudo de Caso na Perspectiva da Gestão Participativa entre CEETEPS e SENATI. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

 

A pesquisa é uma análise sobre as políticas de internacionalização e gestão participativa em instituições de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil e Peru: os casos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e do Serviço Nacional de Adestramento Industrial (SENATI). Procurou-se investigar se existe analogia ou correlação entre Instituição de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, em São Paulo (FATEC São Paulo), e Instituição de Educação Profissional e Tecnológica do Peru (SENATI de Lima), em termos de democratização e gestão participativa da escola. A existência de correlação ou analogia entre ambas as instituições supõe o exercício comparativo. Pesquisas realizadas por órgãos governamentais, nos dois países, sugerem a pequena participação dos alunos na gestão escolar e em Instituições Estudantis, tais como Grêmios Escolares ou Centros Acadêmicos, Associações de Pais e Mestres, Conselhos de Escola e Congregações. Os resultados da pesquisa demonstraram que a participação estudantil, de fato, atinge proporções muito pequenas em ambos os casos estudados e que é preciso descentralizar a gestão escolar para dar voz à comunidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com análise documental e bibliográfica e o estudo de caso enquanto estratégia de investigação. A estrutura do trabalho compreendeu cinco diferentes capítulos, que tratarão sobre as Políticas de Internacionalização da Educação Profissional e Tecnológica, a Gestão Escolar Participativa, a organização da Educação no Peru e Brasil, além da caracterização das instituições pesquisadas e posterior apresentação das análises e resultados da pesquisa.

Educação Profissional e Tecnológica

Internacionalização

Gestão Escolar Participativa

Democracia