Data de Apresentação:22/05/2018 Autor: Fábio Gomes da Silva

Prof. Dr. Emerson Freire

Prof. Dr. Pedro Peixoto Ferreira

Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista

SILVA, F. G. As relações entre arte e técnica no eixo de Produção Cultural e Design do Centro Paula Souza: um estudo no curso Técnico de Multimídia. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma discussão de como se configuram, do ponto de vista da estruturação formativo-educacional e de bibliografia pertinente, as relações entre arte e técnica no curso técnico de Multimídia do eixo tecnológico Produção Cultural e Design no contexto institucional do Centro Paula Souza. Para tal, as características do eixo tecnológico Produção Cultural e Design são analisadas partindo da hipótese de que na formação técnica e tecnológica, é pouco privilegiado – quando não mesmo, negligenciado – o debate acerca da técnica em sua relação com a arte. Todavia, no eixo em questão, esse debate é não somente imanente, como caberia superar certa visão dicotômica em que a arte, a partir de suas significações e da forma como se apresenta, ocuparia o papel preponderante no ato inventivo, e a técnica se subordinaria apenas ao discurso para fins utilitários, fazendo com que no trato cotidiano não se percebesse que os objetos técnicos contêm uma realidade humana. Além da discussão bibliográfica e documental, a pesquisa desenvolve essa problemática por meio de um estudo sobre a produção dos alunos do referido curso técnico como uma possibilidade de abordagem nas discussões que atravessam o eixo, buscando entender especificamente como ela se manifesta em seus contextos socioculturais na revista digital Hertz produzida no projeto interdisciplinar. As investigações apontaram para a manutenção da dicotomia existente entre arte e técnica no contexto educacional do curso analisado, abrindo uma questão para futuros desdobramentos dessa manifestação no âmbito da educação profissional.

Arte e técnica

Educação Profissional e Tecnológica